Resenha: O Lado Mais Sombrio de A.G.Howard

Título: O Lado Mais Sombrio
Série: Splintered #1
Autora: A.G.Howard
Gênero: Fantasia, Romance
Ano: 2014
Páginas: 368
Sinopse: Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...

Alyssa é uma adolescente diferente. Ela é tataraneta de Alice, que inspirou as fantásticas histórias do País das Maravilhas de Lewis Carroll. Sua mãe, dada como louca, está internada há 11 anos e seu destino pode ser o mesmo, afinal ela ouve insetos e plantas falando desde criança. Mas quando descobre que sua família foi amaldiçoada e que para quebrar essa maldição ela deve encontrar a toca do coelho e entrar no País das Maravilhas, ela fará de tudo para salvar sua mãe e para ter uma vida normal.

Nada é o que parece no País das Maravilhas e nos vemos cercados de mistério, magia, criaturas abomináveis, romance... É uma lugar selvagem e bizarro. É um mundo sombrio e bem fantasioso, tanto que eu tentava imaginar algumas coisas e não conseguia, como criaturas, uma cena ou até mesmo a paisagem.


Claro que tem um triângulo amoroso e Alyssa terá que se decidir ao longo da trilogia com quem ficará. De um lado temos Jeb, o melhor amigo de Alyssa e por quem ela tem uma paixão secreta há alguns anos. Jeb é muito protetor e um ótimo amigo, mas tem uma namorada (patricinha e nojenta) e por isso Alyssa tenta se afastar. De outro lado temos Morfeu, um ser mágico do País das Maravilhas com quem tem uma conexão desde nova. Ele aspira mistério e perigo, o que pode acabar se tornando irresistível pra ela. 

"Tapo a minha boca para abafar um grito ou riso histérico. Poderia ser qualquer um dos dois a esta altura. Estou começando a apreciar a loucura. Isso não é bom. Não mesmo."

Meus problemas com o livro foram basicamente três: primeiro, eu não gostei nada do Morfeu, que tem um grande papel na história. Pelo que eu vi ele é amado pela maioria dos leitores e eu sou do contra. Segundo, a leitura foi muito devagar pra mim, levei uma semana pra ler, não sei exatamente o que me fez ler tão devagar, porque eu estava gostando, mas ainda assim, demorei pra ler. E meu terceiro problema foi Alyssa. Gostei dela no início, mas depois que entra no País das Maravilhas, ela muda muito, devido a Morfeu, que é um manipulador nato e isso me incomodou. Ela é facilmente influenciada e manipulada e personagens assim me irritam muito.

A narrativa é sob o ponto de vista de Alyssa. A diagramação está fofa, com ornamentações nas páginas e no início de cada capítulo. As capas dos três livros são belíssimas e ainda bem que a editora as manteve igual a original. A capa combina muito bem com a história. 


Após finalizar a leitura eu não entendi porque o livro tem continuação porque ele acaba bem, tem um final e poderia parar bem ali. Não senti a necessidade de continuações. Além disso, não me animei com elas. E como o segundo provavelmente vai focar em Morfeu, já que ele estampa a capa, me animei ainda menos, já que não gostei do personagem. Não sei se continuarei a série. Pra mim, acabou bem do jeito que acabou. Eu recomendo para todos que gostem do gênero e que curtam Alice no País das Maravilhas. Eu tive alguns problemas com a leitura, mas muitos estão amando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário