Resenha: Incendeia-me de Tahereh Mafi

Título: Incendeia-me (Trilogia Estilhaça-me #3)
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Gênero: Distopia, Romance
Ano: 2014
Páginas: 384
Compare preços
Sinopse: UM DIA EU POSSO ROMPER UM DIA EU POSSO R O M P E R E ME LIBERTAR NADA MAIS VAI SER IGUAL O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado. Juliette foi a única que restou no caminho d O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O Restabelecimento não sobreviverá. Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira.

Essa resenha será um pouco diferente, primeiramente porque eu não iria fazê-la, devido à minha raiva em relação ao livro. Segundo, porque eu não tinha praticamente nada de positivo para falar. Mas, cá estou e não irei me ater à história do livro, mas sim ao que senti ao ler. O que gostei e não gostei... pela nota que dei a ele dá para perceber que não há muita positividade no que irei falar né. Pode conter spoiler. 

Desde o segundo livro eu percebi que a autora queria levar a história para outro patamar, que dizer, não necessariamente a história, mas os personagens. E é exatamente isso que ela faz. O ideal seria que os personagens amadurecessem e mudassem para melhor conforme passa o tempo, mas parece que em alguns aspectos eles regrediram e isso me deixou chateada.

Incendeia-Me foi um livro bem contraditório pra mim. Havia momentos em que eu quase aceitava algumas mudanças que a autora forçou, mas depois acontecia alguma coisa que me fazia acordar e ver que aquilo não deveria estar acontecendo.

O que me deixou mais revoltada foi a mudança enorme que ela fez com os personagens. Adam, que iniciou o primeiro livro como o mocinho bom e inofensivo se tornou alguém que eu passei a querer estapear. Ela fez com que ele se tornasse “o vilão”, não no sentido"vou dominar o mundo" "sou malvado", mas no sentido de ser do contra, de mudar seu caráter para um completo babaca e isso começou a ser moldado no segundo livro. Já Warner, o vilão desde o início, foi se tornando "o menino bonzinho" que sofreu muito, que ama Juliette e foi apenas mal interpretado em relação a tudo que fez anteriormente. Juliette, sempre teve seus momentos irritantes e de mimimi e isso não mudou, com raras exceções em que vi certa evolução nela, mas de nada adiantava se depois ela voltava para o estado anterior. Essas mudanças de caráter e personalidade dos personagens foi o que mais me irritou!

O que eu não gostei... 
  • Warner e suas mudanças descabidas (em minha humilde opinião) de “vilão para mocinho”. 
  • Juliette, seus mimimis e suas escolhas. 
  • Adam e as mudanças de um cara que eu adorava e admirava para um completo babaca e insensível. 
  • A demora para o desenvolvimento da história, afinal é o último livro da trilogia e as coisas deveriam acontecer mais rapidamente, mas a coisa demora pra engrenar. 
  • O livro não evolui, fica uma enrolação até uns 90% dele, e isso é um absurdo, visto que é o último livro da série e acabou ficando tudo pra ser resolvido no final. 
  • Senti que ao invés da história progredir, ela estagnou e retrocedeu, porque a autora resolveu mudar tudo desde o primeiro livro. 
  • Nos últimos 5% do livro a batalha se desenvolve e é resolvida... e acaba sem sabermos o que acontece no futuro. Deveria no mínimo ter mais um capítulo. 

O que eu gostei... 
  • Kenji. Ele é meu personagem preferido e infelizmente não aparece tanto como eu gostaria. É engraçado, forte, um bom amigo e deveria ter maior destaque.
  • James, o irmão caçula de Adam que é fofo e aparece bem pouco.
  • A nova capa  que é linda e as jackets criadas pela Novo Conceito para combinarmos toda a série.
  • A diagramação que continua boa como dos livos anteriores, com bom tamanho de letra, boa fonte... 

Quando terminei a leitura fiquei de queixo caído pela superação da autora em fazer algo pior do que eu imaginava. Fui pronta pra decepção, mas foi pior do que eu pensei. Fiquei bastante chateada porque eu amei o primeiro livro (5 estrelas) e estava super empolgada na época pra ler o segundo, que foi onde comecei a me decepcionar (3,5 estrelas) e pra mim a trilogia em si foi decepcionante demais.

Quero deixar claro que isso é apenas uma opinião minha e que a maioria das pessoas está amando o livro, dando 5 estrelas e por aí vai. Infelizmente o livro não funcionou para mim e foi a pior leitura do ano até o momento :(

Resenhas dos anteriores:







Nenhum comentário:

Postar um comentário