Ficha Técnica:
Título Original: Ememy
Titulo Nacional: O Homem Duplicado
Ano: 2013
Diretor: Denis Villeneuve
Elenco principal: Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon
Sinopse: Um professor de história depressivo descobre acidentalmente a existência de um sósia seu quando assiste a um filme. Ele passa a seguir este homem, transformando a vida de ambos.
Adam (Jake Gyllenhaal) é um professor de história que leva uma vida tão monótona quanto os padrões da história que ensina em suas aulas. Em um dia que resolve sair do comum, resolve assistir um filme que lhe fora indicado. Durante a exibição, percebe que um dos figurantes é idêntico a ele.
Com tantas perguntas em mente, Adam desenvolve uma fixação com o homem e faz de sua principal ocupação descobrir quem essa pessoa é.
Villeneuve, diretor dos excelentes Prisoners e Incendies, tem uma história com um grande potencial, mas fez desse filme algo que prometeu muito e pouco cumpriu. Baseado em um livro de José Saramago, Enemy é um filme recheado de metáforas visuais que causam extrema estranheza.
O longa tem um bom tom de mistério em sua história, que segura o filme até o final. Com muitas reviravoltas, O Homem Duplicado é fascinante para alguns e entediante para outros.
Gyllenhaal entrega uma atuação concreta, sem surpreender, mas boa, que, infelizmente, não conseguiu fazer deste filme algo bom, surpreendente. Entregando mais perguntas do que respostas, Enemy se mostrou incômodo e um pouco reflexivo. Pena que este foi o pior trabalho de um excelente diretor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário