Resenha: A Escolha de Kiera Cass

Título: A Escolha
Série: A Seleção #3
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Gênero: Romance, Distopia
Ano: 2014
Páginas: 352
Sinopse: A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.

Lute America, Você talvez não queria lutar pelas mesmas coisas que a maioria deseja, como dinheiro e sucesso. Ainda assim, lute. Não importa o que você deseja, America, vá atrás com todas as suas forças.

Quem leu minhas resenhas dos livros anteriores, sabe que não morro de amores pela série. Acredito que o motivo básico é que me senti enganada, porque fui atrás de uma distopia e me vi num romance. Não sabia o que esperar do final, porque tenho tido muitas decepções com finais de série e como já não sou fã dessa, não criei expectativas quanto ao final, o que foi uma boa escolha. Eu apenas me desesperei para ler logo com medo de saber spoiler pelas redes sociais (peguei trauma disso) e então, assim que pude li em e-book mesmo!

- Não vou mais tolerar ninguém dizendo com quem devo ou não devo me casar! É com a minha vida que vocês estão brincando!
- E já faz anos que o palácio brinca com a vida dos outros. Cresça, Maxon. Você é o príncipe. Se você quer a maldita coroa, então fique com ela. Só que esse privilégio traz responsabilidades.

Em “A Escolha” o foco basicamente fica em quem Maxon vai escolher dentre as quatro selecionadas que restam na competição e quem America vai escolher, Maxon ou Aspen. Mas felizmente, também entram em foco as investidas dos rebeldes sobre o castelo, a coroa, etc...

O livro começou bem e já mostrou algo que eu espero desde o primeiro livro, pois finalmente passamos a saber um pouco mais sobre os rebeldes do sul e do norte e quais seus objetivos. Minha crítica quanto a série desde o início é exatamente a parte dos rebeldes que não foi focada e é uma das mais ou a mais interessante do livro.  O que gostei também foi conhecer um pouco mais sobre as candidatas restantes, principalmente Celeste.

- Ficamos próximos, mas então acontece algo que nos afasta. E você nunca parece capaz de tomar uma decisão. Se você me quer tanto quanto diz, por que isso aqui ainda não acabou?
- Porque em metade do tempo eu tinha certeza de que você amava outra pessoa e, na outra, duvidava que você fosse me amar um dia. [...]

Há momentos de indecisão, brigas, romance, aventura e muito mais entre Maxon e America. Há também amizades inesperadas, momentos tristes, algumas mortes, injustiças...

Claro que houve momentos que eu não gostei. Acredito que o final poderia ter sido mais devagar, porque do nada a coisa começou a pegar fogo e pronto, já estava encerrando a história. Também não gostei das mortes de alguns personagens e algumas decisões da protagonista, mas isso faz parte!

Algo que me agradou muito foram algumas atitudes de America em relação ao que deveria ser o certo e ao que de fato era certo. Muito do que ela faz, acaba fazendo com que o rei Clarkson a odeie ainda mais e a queira longe da Seleção. Mas foram essas atitudes que me fizeram finalmente gostar dela.

De forma geral, gostei do livro bem mais do que esperava e acredito que foi um bom encerramento para a série. Só gostaria que tivessem mais páginas porque o final foi corrido e não deu para sentir as perdas de vários personagens ou das mudanças que acabariam por ocorrer. Acho que a autora deveria escrever um novo conto que se passe depois de A Escolha para nos situarmos melhor sobre o futuro.

A Escolha foi definitivamente o melhor livro da trilogia para mim, mas devo deixar registrado que se eu o analisasse mais profundamente (e não no calor da leitura) a nota baixaria um pouquinho. Mas fui na emoção que o livro me passou enquanto lia e o resultado foi que eu gostei do que vi! 


A Kiera Cass prometeu para o final do ano um conto da Rainha Amberly (mãe do Maxon), que se passa na época em que ela era uma das selecionadas e tentava conquistar o Rei Clarkson. Ainda sem data de lançamento por aqui. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário