Resenha: Estudo Independente de Joelle Charbonneau

Título: Estudo Independente
Série: O Teste #2
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Gênero: Distopia, Romance, Pós-Apocalíptico
Ano: 2014
Páginas: 320
Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.

Pode conter spoiler do livro anterior. Para ler a resenha de O Teste, clique aqui.

Depois de sobreviverem em O Teste, aqueles que continuam na disputa por um lugar importante na Universidade, terão que enfrentar novos testes e fazer novas escolhas para sobreviver à vida universitária. Eles irão passar por uma seleção, que indicará em que setor eles irão se especializar para trabalhar no futuro e depois disso, por mais testes que ajudem aos líderes a conhecê-los melhor e suas habilidades para lidar com o que quer que apareça.
[...] Medo do que está por vir. Não apenas com essa Iniciação, mas com tudo que se segue. Este não é o fim dos desafios que vou enfrentar. Há mais. Mais difíceis. Talvez mais mortíferos. Preciso estar preparada para todos eles.
Malencia Vale (Cia) acaba ficando no setor do Governo ao invés do que sempre desejou e acreditou estar mais apta (Engenharia Mecânica). Ela não recorda do que passou no Teste, mas o recado que deixou para si mesma a faz ficar alerta que o que aconteceu foi errado e muitas pessoas morreram no processo. Com uma pressão maior sobre si, ela terá que fazer de tudo para sobreviver a essa nova fase, sem deixar transparecer o que sabe e de alguma forma juntar informações para os rebeldes que querem mudar o governo e extinguir O Teste.
O Teste pôs minha vida em perigo. Embora eu ainda não tenha lembranças completas daquele período, sei que enfrentei o medo. Sobrevivi. Eu teria de conseguir fazer o mesmo agora. No entanto, este medo é diferente
Cia continua a personagem que admirei em O Teste, corajosa, inteligente, esperta, que não desiste e luta pelo que acredita ser o certo. Seu instinto de sobrevivência e como sua mente funciona para lidar com as situações e testes que enfrenta me deixaram ainda mais admirada. Mas ela acaba se destacando mais que outros alunos e isso acaba fazendo dela um alvo mais visível para aqueles que estão no governo e controlam O Teste. 

A narração segue o mesmo modelo do livro anterior, sob o ponto de vista de Cia, em primeira pessoa, o que limita um pouco nossa visão. Há momentos em que eu gostaria de ter uma visão mais ampla da história ou dos outros personagens, mas é uma narrativa que dá certo, então não posso reclamar.
[...] Combater a morte com mais mortes foi a escolha que levou aos Sete Estágios da Guerra. Nosso país mal resistiu às consequências. Se a mesma escolha for feita novamente, poderemos não sobreviver.
Nesse volume passamos a conhecer um pouco mais como o mundo foi sendo revitalizado e voltando “ao normal” após passar pelos “Sete Estágios da Guerra”, que destruiu e dizimou boa parte da população.

E mais uma vez não dá para saber em quem confiar, quem é amigo, quem é inimigo e todo esse suspense deixa a leitura mais interessante e faz o leitor criar teorias do que está acontecendo, quem está por trás dos planos que podem trazer uma nova guerra ou aos planos de exterminar aqueles que podem atrapalhar os ideais de alguns e tantas coisas mais que nos fazem ler, ler e continuar lendo até ficarmos saciados de nossa curiosidade.

O Teste e Estudo Independente são o tipo de livro que você gosta tanto que ao mesmo tempo em que quer acabar para saber o que acontece, você torce para não acabar para não se sentir órfã e desolada porque a leitura acabou e você quer mais. É aquele livro que você quer fazer campanha e gritar pra todo mundo pra largar tudo e começar a ler! É empolgante do início ao fim, tem uma ótima trama, bons personagens, ação, um pouquinho de romance, aventura, suspense e muito mais!

Em relação à diagramação senti certa diferença em relação a O Teste, porque nesse houve alguns errinhos na edição. Vi falas de personagens distintos no mesmo parágrafo, dentre outros erros. Mas vou notificar a editora para que seja consertado numa próxima edição e para evitar que se repita. 

A capa é linda a agradeço muito a Única por ter trago esse modelo pra cá, que é muito mais bonito. O símbolo, do círculo com a balança e o raio a cortando, representa a carreira que Cia vai seguir na Universidade, junto a seu símbolo de O Teste. O tom de azul do fundo contrasta belamente com o dourado das letras. E a cidade ao fundo representa bem o local onde eles estão e contrasta com o cenário de destruição na capa de O Teste.

Essa trilogia é daquelas que quando você acaba de ler você para pra refletir se determinadas coisas realmente aconteceram e o que nos espera pela frente! Estou ansiosíssima para o último livro “Graduation Day”, ainda sem título nacional e previsão de lançamento por aqui (o livro foi lançado no exterior em janeiro em e-book e em junho como físico) e não só recomendo os livros, mas acho que todos deveriam ler e se agraciar com uma trama de tirar o fôlego e com os personagens bem desenvolvidos! LEIAM, LEAIM E LEIAM, porque esses livros MERECEM ser lidos! Assim como O Teste, Estudo Independente foi uma leitura 5 estrelas e favorita! 

Concorra a um exemplar de Estudo Independente participando do Top Comentarista de Agosto! Clique na imagem abaixo e saiba como participar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário