Resenha de Concurso Cultural: Soul Love - A Noite o Céu é Perfeito de Linda Waterhouse

Em março fizemos um Concurso Cultural especial para estimular o resenhista que existe em cada um de nós. Depois de alguns contratempos (Leia tudo aqui) finalmente escolhemos nossa vencedora e sua resenha se encontra aqui

Como havíamos dito, as outras 3 participantes que enviaram suas resenhas com alguma regra não cumprida, vão receber um kit de marcadores e terão suas resenhas postadas no blog as sextas-feiras desse mês.

Portanto, essa semana veremos a resenha de Amanda Cristina Nascimento

Segue sua resenha: 



Título: Soul Love  - A Noite o Céu é Perfeito
Autora: Linda Waterhouse
Editora: Melhoramentos
Ano: 2006
Páginas: 206
ISBN: 8506047692


Sinopse: Jenna não quer trair os amigos e não revelará o que se esconde por trás de sua expulsão do colégio, assumindo toda a culpa sozinha. Como castigo sua mãe a levou para passar algum tempo com uma tia numa tediosa cidadezinha do interior. É lá que Jenna encontra Gabe, um rapaz autêntico, melancólico e reservado. Completamente diferente de todas as outras pessoas ela conhece. É inevitável: Jenna se apaixona por ele. Será que Gabe é sua alma gêmea? Ele mostra a Jenna a beleza de um céu noturno sem nuvens, escuro, um contraste perfeito para o brilho das estrelas. E, em meio a livros, música, poesia e noites estreladas, o sentimento entre eles se torna cada vez mais forte. Mas Cleo, uma garota antipática que tem uma ligação muito estranha com Gabe, não está gostando nada desse romance. Afinal, ela não quer que ninguém mais saiba o grande segredo de Gabe...


Esse livro é lindo. É o tipo de livro que você pega pra ler e acaba logo.Você se emociona e fica bastante surpreso com o segredo de Gabe. Aprende  valores com o livro por que o tema dele é meio polêmico (mais ainda pra algum tempo atrás).

Gabe é portador de HIV, e Jenna descobre do nada, em um simples desabafo de seus problemas, ele solta sem querer e ela perde o chão.

Acredito que a história nos mostra um lado que não paramos para pensar normalmente, e nos coloca para pensar. Choramos de desespero no reconhecimento das condições dele, e junto com Jenna ficamos aflitas e curiosas sobre a doença.

O livro é curto, passa muitos momentos antes que Jenna descubra o que aconteceu. Abaixo o trecho do descobrimento:
- Nasci HIV-positivo, Jenna – disse Gabe.

- O quê? – gaguejei, muito chocada para pensar claramente e com muito medo do que viria.

- Sinto muito. Não devia ter lhe contado isso tão abruptamente.
Gabe começou a andar para lá para cá.
- Na verdade, eu não devia ter lhe contado absolutamente nada. Foi um erro enorme. A bem da verdade, foi péssimo. Esqueça o que ouviu. Apague de sua memória... O que estou dizendo? Não dá pra esquecer, dá?
- Gabe. Foi só o que consegui dizer. Meu cérebro fervilhava. Não era possível que Gabe fosse HIV-positivo. A Aids é uma doença terrível... Ah, meu Deus, será que Gabe ia morrer logo?
Milhares de pensamentos terríveis me atormentavam. Uma sensação de mal-estar começou pelo estômago e se espalhou pelo resto do corpo. Senti que precisava desesperadamente de um banheiro.[Pág. 63 - Ebook]
Gabe é altruísta e se separa de Jenna para ajudar a amiga, que também é portadora do soro positivo e precisa de ajuda. Eis a despedida:
- Não posso ficar tão longe, sem manter contato com você – disse. – É horrível até mesmo pensar nessa possibilidade.

- Todo ano, no primeiro sábado de agosto, às dez da noite, olhe para o céu e verá Cassiopéia, ao norte. Eu estarei fazendo o mesmo. A dor de perder Gabe era tão intolerável que eu só conseguia dizer:

- Até mais, então – e voltei para o chalé sem olhar para trás. [Pág. 107- Ebook]
Acho que é o tipo de livro que traz diversas reflexões: "o que fazer já que a vida é curta", "poderia ser pior" e outras coisas que te deixam um bom tempo pensando.

A narrativa é muito bem escrita, conta com traços que nos aproxima dos personagens ainda adolescentes, e recomendo ler essa parte onde você possa chorar, por que com certeza ela é emocionante.

Pelo Ebook a numeração de páginas é diferente, o que eu li tem ao todo 109 páginas. Procurei para comprar o livro mas não achei...ele é meio difícil de encontrar.

E, se você leu, por favor comente com algumas impressões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário