Resenha de Concurso Cultural: Como Treinar o Seu Dragão - Cressida Cowell


Em março fizemos um Concurso Cultural especial para estimular o resenhista que existe em cada um de nós. Depois de alguns contratempos (Leia tudo aqui) finalmente escolhemos nossa grande vencedora. Por seu esforço em apresentar o livro Como Treinar o Seu Dragão para todos nós conhecermos, ela ganhou o Kit Um Homem de Sorte!

Parabéns Suzy Silva Xavier, você é a grande vencedora do Concurso de Resenhas do Leitor do Leituras & Fofuras. Você terá 3 dias para responder o e-mail que lhe enviaremos.


Segue sua resenha:



Título: Como Treinar o Seu Dragão: Por Soluço Spantosicus Strondus III (vol.1) 
Autora: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
ISBN: 8598078719
Ano: 2010
Páginas: 222
Compre Aqui

Sinopse: Soluço é um jovem viking aprendiz de 10 anos de idade.  Apesar de ser o filho do chefe da tribo dos Hooligans cabeludos, ele nunca conseguiu se destacar em nada. Quando chega o tão esperado Dia de Capturar seu Dragão, ele não consegue nada mais que um pequenino dragão preto com uma verruga na pontado focinho, absolutamente desdentado e com uma personalidade difícil, tão difícil que na celebração do Dia de Thor, o qual todas as crianças da tribo mostram o quanto seu dragão as obedece para provarem que estão aptas a fazerem parte da tribo, Banguela começa uma briga com todos os dragões, resultando no exílio de todas as crianças.
Quando um dragão selvagem abominavelmente grande acorda do seu sono e vai parar na costa litorânea,Soluço repentinamente se torna o único capaz de salvar a todos por causa de uma habilidade especial. Será que ele deixar todos serem comidos ou irá esquecer ador de ser exilado?

O livro conta com ilustrações feitas pelo punho da própria autora Cressida Cowell, mas dá pra achar que foi o filho dela que fez pelos traços rabiscados e da letra. Na capa do livro diz ‘escrito por Soluço e traduzido por Cressida’. Apesar disso ele não está em primeira pessoa. 

Há momentos  hilários protagonizados por Banguela, que mesmo não passando de um metro de altura não admite seguir ordens do Soluço, igual a minha mini pinscher. Apesar da temática infantil, ele também trata de uma questão de desigualdade familiar, que é o fato do seu primo Melequento ser um guerreiro mais forte que o debilitado Soluço. 

Eu só não gostei tanto acho que porque eu esperava que fosse parecido com  o filme, que eu assisti em 3D e se tornou um dos meus filmes de fantasia favoritos, tanto que vou preparar uma crítica dele na sessão Livro X Filme.  O livro é feito para o entretenimento das crianças menores de 12 anos, enquanto o filme já é feito para o do público mais velho,  pois conta até com relacionamento entre casais (Astrid e Soluço). 

No livro os companheiros dele são diferentes, são um bando de garotos.  Na minha opinião, foi mil vezes melhor terem amadurecido o filme, e olha que eu odeio filmes que são diferente dos livros, isso porque se tivessem feito a versão ‘’Discovery Kids’’, ele não teria vendido nada. A trilha sonora lembra as músicas celtas que eu já ouvi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário