Encontro com a Tahereh Mafi no RJ

Andresa: Fiquei super animada quando soube que a Tahereh Mafi, autora de Estilhaça-me, viria ao Brasil. Quando foi liberado que ela viria ao RJ, eu me empolguei porque queria muito conhecê-la. Desde que li o livro, que vocês podem ler a resenha aqui, eu passei a seguir a autora no twitter e vi que ela parecia ser super simpática, daí virei fã e apesar do evento ser bem longe de onde moro, eu tinha que ir. 




Érica: Na linda manhã de quarta-feira (11/07/2012) ensolarada depois de 3 dias de frio intenso e mortal, eu fui com a Andresa para Ipanema no Encontro com a Tahereh Mafi. Apesar de estarmos em frete a praia de Ipanema não pudemos descer e aproveitar a água, pois 1 hora antes de começar o evento já tinha gente na fila. Os 10 primeiros da fila ganharam um kit com o livro, bolsa, marcador e botton de Estilhaça-me. Ficamos na fila tomando chá de ficar em pé e pelo menos conseguimos o botton lindo de Estilhaça-me que um dos responsáveis da editora Novo Conceito dava a quem pedisse.



Inicialmente estava marcado um bate-papo com a autora como foi feito em vários locais em que ela fez a mini turnê. Mas a programação teve que ser mudada porque a Tahereh já sou íntima quis conhecer o Rio de Janeiro Lindo Maravilhoso!

Então ficamos esperando ela voltar do passeio quando então começaria a sessão de autógrafos. Encontramos várias conhecidas como a Raffa do blog Livros Minha Terapia, Evellyn do blog Hey Evellyn, a autora Nath Souza, Ana do blog True Insights...



Quando finalmente a Tahereh chegou dando tchauzinho e nós morrendo de tanto ficar em pé, entraram grupos de 5 pessoas para autografar os livros (não tinha limite) e tirar fotos. Esse encontro aconteceu no hotel em que a Tahereh estava hospedada, diferente dos outros estados que foram em livrarias ou locais com mais espaço. E felizmente todo mundo ficou quietinho na fila sem fazer bagunça trauma de eventos anteriores.



Érica: Quando soube que a autora ia vir no Rio nem tinha lido o livro e como achava que ia rolar o bate-papo com spoilers lá fui eu achar tempo para ler e  só consegui terminar no dia do Encontro acordando às 6 da manhã e lendo correndo antes de sair. Não adiantou para nada já que nem teve bate-papo, mas quem se importa...

Andresa: Eu me importo, e eu reli o livro essa semana, toda empolgada com o bate-papo sobre o livro e fiquei com cara de paisagem quando soube que não teria mais bata-papo na porta do hotel. Estava super ansiosa pra conhecer um pouco mais da autora, ter a chance de bater-papo, fazer perguntas... infelizmente não foi possível para minha tristeza =(

Érica: Quando chegou minha vez de autografar o livro, ia recitar minha frase básica para a Tahereh "I don't speak english but I loved your Book!". Ela me cumprimentou em português, me abraçou, beijinhos, então eu achei voz para falar "I dont speak english", ela rapidamente apontou para uma tradutora atraz dela. Eu congelei, repeti para a tradutora a frase em português mesmo, a mulher traduziu e a Tahereh me diz: "I don't speak english and you loved my Book!" #Great

Enfim, num milagre no pouco tempo que tive com ela consegui perguntar através da tradutora se o personagen Kenji ia aparecer mais no livro 2. Resposta: YES, com mímicas de grande participação!

No final tirei a foto e ela me pediu desculpas pelo atraso. Respondi: Valeu a pena esperar pelo prazer de conhecê-la! Foi traduzido para ela logo depois.


Andresa: Vamos começar dizendo que eu tenho um sério problema. Eu morro de vergonha de falar inglês com alguém (é gente, sou louca e já sei disso... aliás não sei o motivo pra esse fato, só sei que tenho que superar isso, e não foi dessa vez...). Portanto, lá estava eu tremendo quando fui falar com ela. A primeira coisa que ela me disse foi: "Estou tentando ler o que está na sua blusa desde que chegou", e eu me ajeitei toda pra ela poder ler: "I love to dress up happy". Depois entreguei meu livro e outro exemplar que será sorteado em breve no blog (uhuu) para serem autografados... Primeiramente, ela falou meu nome certinho *-* depois ela puxou papo comigo porque a lerda aqui travou, devido ao problema mencionado acima. Ela disse que havia uma tradutora se eu quisesse fazer pergunta, aí tive que dizer que eu sabia falar inglês mas era muito tímida kkkk. Ela pediu desculpa pela demora, e disse que lembrava de mim do twitter do blog *-*, daí entreguei um marcador do blog pra ela. Ela dizia: "I already know you, don't be shy" (Eu já conheço você, não seja tímida). E depois falei umas coisas em inglês que nem me recordo... 

Resumindo: Ela é super fofa, simpática, falou várias coisinhas em português, tem um sorriso que contagia e é humilde! Nos abraçou, conversou um pouco porque o tempo era curto e tivemos que fazer tudo o mais rápido possível e eu travei para conversar com ela em inglês (definitivamente preciso fazer umas mudanças nesse departamento chamado timidez). Valeu a pena ter ido para conhecê-la, autografado o livro, tirado foto, reencontrado várias pessoas que passei a conhecer na internet que também amam livros.

Ah mas é claro que depois do meu travamento, minha maravilhosa câmera (not) tirou as fotos sem flash o que significa que elas ficaram embaçadas! Não era exatamente meu dia...


Érica: A Tahereh é super simpática (usou algumas palavras em português que aprendeu), tem um carisma e sorriso que vi em poucas pessoas na minha vida. Amei conhecê-la e espero que ano que vem ela venha na Bienal do Rio para eu autografar o livro 2!

Andresa: Aguardo ansiosa pela sequência e conto do livro e vou ficar torcendo pela volta da autora no Rio, nem que seja na Bienal ano que vem!!


PS: O livro extra autografado vai depender de ter interesse da galera para podemos fazer um sorteio em breve... comentem!


Beijos, Andresa e Érica

Nenhum comentário:

Postar um comentário