Resenha: Questões do Coração - Emily Giffin


Título: Questões do Coração
Autora: Emily Giffin 
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219312
Ano: 2011
Páginas: 438

Sinopse: Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas. Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado. Em uma história alternativa e com vários pontos de vista, Emily Giffin nos emociona com um livro luminoso em que boas pessoas são pegas em circustâncias insustentáveis. Cada um sendo testado de maneiras que nunca pensaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importa.


Este é um livro que me surpreendeu bastante fugindo de tudo aquilo que costumo lê, que seria romances e sobrenatural.



Quando comecei a ler não dava nada por ele, principalmente pela grossura, afinal, nada de sobrenatural e grosso, achei que seria tenso. Mas avançando na leitura, na realidade, doida pra saber logo o fim, fui me envolvendo de uma tal maneira que não deu mais para largar. Eu estava louca pra saber o fim, louca pra saber o que aconteceria, e eu lia, e cada parágrafo uma novidade, e uma coisa levava a outra e eu lá… totalmente presa nessa leitura. Fechar o livro e continuar depois, tornou-se impossível.

Pra entender o porque da minha fissura nesse livro, vamos a história. Questões do coração, conta uma história linda de duas mulheres completamente diferentes, uma é Tessa, esposa de um médico, o pediatra Nick, e mãe de duas crianças, a outra é Valerie, uma advogada, e mãe solteira, super protetora de Charlie (um charme de criança). Elas não tem absolutamente nada em comum, a não ser o amor por seus filhos e por morarem em Boston. 

Na noite do aniversário de casamento de Tessa e Nick, o pediatra recebe uma chamada urgente do hospital, larga o jantar com Tessa e corre para o trabalho. Valerie deixou pela primeira vez seu filho dormir fora de casa, mas no meio da madrugada recebe uma chamada do hospital dizendo que seu filho teve partes do rosto e das mãos queimadas. 

E é justamente nesta noite que o destino une essas duas famílias. Valerie acaba se interessando por Nick, e vivendo grandes dilemas morais (ela é uma safada, pronto falei). Nick (não vale nada, safado também) se vê dividido entre duas mulheres, ele não quer acabar com seu casamento, mas também não consegue negar o que sente por Valerie. Os capítulos são alternados, Entre Tessa, narrado em primeira pessoa e Valéria narrado em terceira pessoa (pra confundir a mente do pobre leitor). 

A autora nos revela características dos personagens e quando eles se vêem diante de algum problema, a autora nos faz pensar o que faríamos naquela situação (o que me deixou por diversas vezes bastante confusa comigo mesma :s). 

Questões do coração me trouxe emoções e conflitos, havia hora em que queria chorar, gritar, sorrir, desejar, sonhar (porquê não?), até se fosse possível, entrar na história e resolver tudo por minha conta (esta bem, viajei legal, eu sei), mais enfim, o final não ficou a desejar. Achei lindo e lógico, chorei mais ainda T.T 

Um trecho do livro que gostei bastante:


Nick –Farei tudo o que puder pelo seu filho – disse -mas quero que se lembre de uma coisa, Pode ser? Concordou, pensando que ele diria para não esperar por milagres. Como se ela já tivesse feito isso alguma vez em sua vida. 

Em vez disso, o Dr. Russo olhou em seus olhos e falou as palavras que ela nunca esquecerá: 

-Seu filho é lindo – ele disse – ele é lindo agora.

Uma curiosidade, Dexter, personagem do livro “O Noivo da Minha Melhor Amiga”, aparece como o irmão de Tessa! E ainda solta uma reflexão:

Não é porque um homem traiu uma vez que ele vai trair sempre.
Acredito que, ele vai continuar traindo, mas só até ele achar a mulher perfeita (assim como ele achou), aí sim ele se comportará. Ele não sente vontade de ficar com ninguém. E é isso que define o amor.

Então quem será a mulher perfeita de Nick ??? Pra saber só lendo o livro (:
Então garanta o seu e boa leitura!!!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário