Resenha: Antes que eu vá - Lauren Oliver

Título: Antes que eu vá
Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrinseca
ISBN: 9788580570595
Ano: 2011
  Páginas: 360

Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

Fazia um tempo que eu já estava de olho nesse livro, por vários motivos:
1) A capa é muito linda;
2) Esse livro recebeu bastante críticas positivas lá fora; 
3) Tinha muita curiosidade para ler algum livro da Lauren;
e foi  por esses motivos que Antes que eu vá foi um dos livro mais aguardados do ano pra mim.

O livro conta a história de Samantha Kingston, uma garota que está no último ano do ensino médio e que junto com as três melhores amigas, Lindsay, Ellody e Ally, são as garotas mais populares e mais cruéis da escola Thomas Jefferson.
E no dia dos namorados, 12 de fevereiro, em uma noite chuvosa, Sam sofre um terrível acidente de carro e morre. Porém, ao contrário do que imaginava, ela começa a reviver o seu último dia várias vezes, e aos poucos ela vai percebendo as consequências das próprias ações, e a cada novo último dia, tenta fazer diferente.

Apesar da grande expectativa que eu tinha em relação a esse livro, ele me surpreendeu! Eu adorei a história, e achei genial a forma como a Lauren o escreveu! :)

Cada capítulo representa um novo ultimo dia na vida da Sam, e apesar da protagonista reviver o mesmo dia várias vezes, a história não se torna nem um pouco repetitiva ou cansativa. A cada novo capítulo eu ficava extremamente curiosa para saber o que é que a Sam iria fazer de diferente, e como é que isso iria afetar o desfecho final da história.

Um dos temas centrais do livro é o bullying, e a forma como ele afeta a vida tanto de quem sofre, como de quem o pratica. O livro também aborda o álcool e as drogas na adolescência, mas se eu pudesse resumir Antes que eu vá em apenas uma palavra: transformação.

Os personagens são bem reais. A Sam foi uma personagem com quem eu me identifiquei bastante, pois no fundo, muita das atitudes dela são justificadas pela fato dela querer apenas uma única coisa: aceitação. (e quem é que não busca aceitação?) A Lindsay também foi um personagem que eu gostei muito, apesar de todas as maldades que ela cometeu. E a Izzy e o Kent conquistaram meu coração!! <3

Foi lindo ver a tranformação da Sam, as mudanças de atitude e as descobertas. Quem dera que todos pudessem ter uma segunda chance, ou uma terceira, ou até mesmo uma quarta... :)

Sem dúvida, um dos melhores livros publicados no Brasil em 2011! 
Recomendadíssimo!! :)

Beijinhos,

 

 





 




Nenhum comentário:

Postar um comentário