Resenha: Desafio de C.J. Redwine

Título: Desafio (Defiance #1)
Autora: C.J. Redwine
Editora: Novo Conceito
Gênero: Fantasia
Ano: 2014
Páginas: 368
Compare preços
Sinopse: No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la.

Quando o pai de Rachel não volta a Baalboden após uma missão, ele é dado como morto e a guarda de Rachel é entregue em testamento ao aprendiz de seu pai, Logan. Há dois anos, quando fazia seu 15º aniversário, ela se declarou a ele, que a rejeitou e desde então, ela faz de tudo para ignorá-lo. Com a certeza de que seu pai ainda está vivo e provavelmente em perigo fora das muralhas de Baalboden, ela acaba fugindo atrás dele e Logan, como um bom Protetor, vai junto. Eles acabam sendo descobertos, Logan é preso e ela é obrigada a partir em uma missão para o Comandante nas Terras Ermas, um lugar que abriga uma criatura terrível apelidada de “O Maldito”. Os dois terão que correr atrás de sua sobrevivência e arrumar um jeito de se encontrarem ao mesmo tempo em que buscam vingança contra o Comandante.



Logan tem 19 anos e tudo o que desejava era aperfeiçoar seus conhecimentos para se livrar da tirania do Comandante. Ele é órfão e rebelde, mas foi acolhido quando morava nas ruas por Jared, pai de Rachel e por isso tem de largar tudo o que desejava para cuidar e proteger Rachel. Ele é um personagem forte, que perdeu a mãe de uma forma muito cruel a mando do comandante e desde então virou pária da cidade. É inteligente, inventor e sempre pensa antes de agir, calcula todas as possibilidades e visualiza tudo a sua frente, estando sempre prevenido, imaginando as situações possíveis que podem acontecer.

Já Rachel é o contrário, age antes de pensar, e isso me irritou em vários momentos. Ela tem seus atributos positivos, mas não foi uma personagem que me cativou. Ela está prestes a fazer 17 anos, é impulsiva, tem um gênio forte, é independente e dará muito trabalho para ele. O romance não me fez querer torcer horrores pelo casal, eu gostei, mas não fiquei empolgada como em outras leituras.


A narração é feita em primeira pessoa e dividida sob o ponto de vista de Rachel e Logan. A diagramação é simples, sem floreio, mas a formatação está muito boa, fonte, tamanho da letra e margens boas para leitura. Os capítulos são curtos e a divisão entre os personagens nos dão uma visão bem ampla de tudo que acontece. 

Desafio envolve fantasia, romance e aventura. Muitos dizem ser um livro distópico, eu discordo (pelo menos nesse primeiro volume). Há um ditador no comando, há pessoas que não gostam disso, mas nem por isso eu vi distopia nele. O Comandante é um tirano cruel que não mede esforços para conseguir o que deseja. Há momentos em que parece que estamos numa era medieval, as armas utilizadas são espadas, flechas, etc., mas ao mesmo tempo há uma tecnologia utilizada na história que me fez perder a crença na era medieval, não consegui me situar exatamente na época em que se passaria o livro. 

Gostei do livro, mas houve momentos em que me irritei com os personagens, principalmente Rachel, e também com a enrolação da história. Metade do livro se passa com os personagens tramando e se organizando em Baalboden e a metade final nas Terras Ermas. Talvez um pouco menos de texto e mais ação no início faria com que a leitura me fosse mais prazerosa, mas boa parte final do livro teve bastante ação e acontecimentos que me deixaram curiosa para saber mais sobre a história e o que vem a seguir. Para quem gosta de fantasia e romance, é uma boa pedida. Eu com certeza irei ler a sequência “Deception”, ainda sem previsão por aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário