Resenha: Finale de Becca Fitzpatrick

Título: Finale
Série: Hush, Hush #4
Autora: Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572827
Ano: 2013
Páginas: 304
Compare Preços

Sinopse: Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.


[...] Eu queria a guerra, eu queria a liberdade, para que nunca, em tempo algum, tivesse de me ajoelhar e jurar ceder meu corpo a qualquer outra pessoa. [Pág. 64]
Comecei a ler Finale sem lembrar nada da série (é por isso que odeio a demora de um lançamento para o outro). Aos poucos, com algumas dicas no próprio livro, fui lembrando levemente uma coisa aqui e outra ali.

- Isso é não piada, Nora. O Cheshvan começa em pouco mais de 72 horas, o que significa guerra. Anjos caídos de um lado, nós do outro. Tudo depende de você. Você é a nova líder do exército nefilim. O juramento de sangue que fez a Hank está valendo, e acho que não precisamos lembrá-la de que se quebra-lo as consequências são muito, muito reais. [Pág. 17] 
Após fazer um juramento ao Mão Negra, Nora acaba se tornando líder dos nefilins, quando o mesmo morre no livro anterior. Com isso, ela encontra vários problemas à frente:
  • Namorar um anjo caído (que é uma “raça” arqui-inimiga dos nefilins); 
  • A falta de confiança dos nefilins nela;
  • Uma guerra à frente contra os anjos caídos que ela quer desencorajar;
  • Uma promessa aos arcanjos de que iria parar a guerra antes mesmo de começar;
  • Cumprir seu voto liderando os nefilins, caso contrário ela e sua mãe irão morrer;
  • Aturar Marcie Miller mais do que gostaria;
  • Ter de lidar com Dante, um nefilim que era braço direito de Hank e jurou apoiá-la. 
Com todos esses problemas nas costas ela ainda terá de lidar com algo que não esperava e que poderá mudar tudo entre ela e Patch. Segredos serão revelados, traição, surpresas, reviravoltas e uma guerra se aproximando.
[...] Por quanto tempo Patch e eu poderíamos viver uma mentira... sem deixar que ela se tornasse verdade? [Pág 47] 
Não vou falar muito do livro para não perder a graça e ter spoiler. Durante a leitura senti-me confusa e não porque o livro é confuso, mas porque eu não sabia em quem acreditar, para quem torcer ou as atitudes de alguns personagens que eram muito indecifráveis, como Patch, que de vez em quando era muito vago. 

A história se desenrolou bem, alguns acontecimentos eu consegui prever, outros não. Gostei do livro de modo geral, só alguns personagens que me estressaram um pouco a partir de certo ponto na leitura. Não teve tanto romance nesse livro como achei que teria, mas tiveram momentos fofos de Nora e Patch. 

Nora começou a me estressar a partir da metade do livro e até Patch me irritou um pouco. Marcie Miller continua chata e agora aparece mais frequentemente. Vee aparece bem pouco, mas continua sendo a mesma amiga de sempre, só que dessa vez ela tem uma novidade/segredo (que eu achei muito nada a ver). Scott infelizmente não aparece muito também, mas ele tem um papel importante. 

Depois de ler alguns comentários sobre o final, fui preparada para a decepção, mas felizmente isso não aconteceu. A série não acabou maravilhosamente, mas também não acabou mal. Não gostei de alguns caminhos que a autora seguiu e fiquei sentindo falta de algo a mais, mas consegui aceitar o final que ela criou para a série, que não foi ótimo, mas também não foi péssimo. Acredito que a maioria dos fãs da série não irão se decepcionar.


Momentos Patch:
- Sei que não posso sentir seu toque, mas sinto seu amor, Nora. Lá no fundo. Isso significa tudo para mim. Eu queria poder sentir você da mesma forma que você me sente, mas tenho seu amor. Nada nunca vai ser mais forte que isso. Algumas pessoas passam a vida inteira sem experimentar os sentimentos que você despertou em mim. Não posso reclamar.

- Você veste essas roupas para impressionar - falei, em tom de aprovação.
- Não, Anjo. - Ele se inclinou e mordeu de leve a minha orelha. - Eu tiro a roupa para impressionar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário