Conhecendo a Autora - Nath Souza

Apresento a vocês uma garota que mora no mesmo bairro que eu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (infelizmente não nos conhecemos pessoalmente). Conheçam a Nath Souza, autora de "Meu Querido Professor".


Nath Souza. É escritora, blogueira e atualmente cursa Letras na UFRJ. Com 21 anos ela  deu os primeiros passos como escritora desde pequena montando, escrevendo e desenhando seus próprios livrinhos.

Em 2008 teve um texto publicado na Revista Atrevida e participou do projeto Livro de Todos no mesmo ano. Fez parte das Queens da Ilhabela, com a oportunidade de escrever para o blog da marca.

Criadora e autora do blog Escritoras Teens no qual se expressa através das palavras com diversos tipos de textos. Organizou e foi uma das autoras da antologia independente de contos adolescentes "Deixa eu te contar?". Atualmente mantém um blog literário Estante dos Sonhos



Blog do Livro: AQUI
Skoob do Livro: Meu Querido Professor
Mais Sobre o Livro: 1° Capítulo

Facebook do livro: Meu Querido Professor
Compre seu Livro: AQUI

Participe do Booktour Meu Querido Professor: AQUI



Conhecendo a autora: Nath Souza
Campanha de incentivo aos autores brasileiros.


Me conte um pouco sobre você, quem é a Nath Souza?
 
É sempre difícil falar de si, mas eu gosto de resumir isso com uma palavra: sonhadora.
Eu poderia me definir como habitante de uma bolha na tentativa de se proteger do mundo real, bolha essa que eu vivo através dos livros. Muitas vezes eu tenho medo do incerto, de arriscar, mas sou do tipo que ainda acredita quando os outros não acreditam e quando as coisas parecem improváveis de acontecer.


Seu livro foi publicado de forma independende? Pretende buscar uma editora?
 

Ele foi sim. Desde 2009 eu comecei a procurar editoras. Atualmente eu tenho outros 2 livros esperando. Levei muito tempo até resolver arriscar uma publicação independente e não pretendo procurar editora para 'Meu querido professor' (mas se aparecer eu não vou reclamar..rs), porém, os outros livros eu ainda procurarei sim.


Como a capa do livro foi escolhida? Você participou do processo ou outra pessoa decidiu tudo e você só concordou com a versão final?
 

Bom, eu fiz a capa do livro. HAHA Ele é independente em todos os aspectos. Acabei fazendo todas as partes dele, incluindo capa, diagramação, etc. e depois enviei para a gráfica.




Tem novos projetos além de "Meu Querido Professor"?

Tenho sim. Além dos outros dois mencionados acima ("Férias dos Sonhos" e "Como perder uma amiga em 10 passsos - O que você NÃO deve fazer") estou trabalhando em alguns projetos um pouco dieferentes desses e espero que fiquem bons, estou cheia de ideias. Vou contar um segredo: talvez tenha uma trilogia por aí, mas ainda deve demorar.

 

Sobre qual tema você gostaria de escrever um livro?

Eu estou sempre refletindo sobre isso... Eu gosto de escrever coisas com que a maioria possa se identificar, então acabo sempre procurando inspiração no cotidiano. Ah, acho que gostaria de um dia escrever algo sobrenatural, mas sobre esse tema eu prefiro ler. ;)



Qual o seu objetivo como escritora?
 

Em cada livro que escrevo eu tento, mesmo que de uma maneira sutil, passar alguma mensagem para as pessoas. É claro que eu também espero que elas se divirtam, mas você sempre encontrará uma mensagem sobre algo que considero importante. E eu também espero que as pessoas leiam mais e que possa conquistar novos leitores para esse universo tão maravilhoso.


Como você vê o mercado editorial para novos escritores brasileiros?
 

Bom, eu ainda vejo muita dificuldade devido a concorrência com livros internacionais (em vários aspectos) mas acredito estar vendo evoluções ao longo do tempo e espero que cada vez melhore mais. Sempre defendo a literatura nacional e digo que temos muita gente talentosa a nossa volta que ninguém conhece.

 

Alguma dica pra quem está lendo esta entrevista e quer se tornar um escritor(a) também?

Claro! Eu sempre acho essas dicas muito valiosas. Não desista! Acredito que em primeiro lugar se deve ter em mente que surgirão muitos nãos durante o processo, é normal. Tem muita gente tentando uma chance e nem todos conseguem, mas se você ama o que faz e acredita no seu trabalho, uma hora chega a sua vez. Outra coisa que eu diria é: escreva sobre o que gosta. Não adianta tentar escrever sobre algo só porque está na moda e faz sucesso. A moda está sempre olhando em novas direções. Ah, e outra coisa, escreva bastante, leia muito e observe.


Para terminar algumas perguntas rapidinhas:
 

Série de TV preferida do momento: Vampire Diaries (tem como viver sem o Damon?!) 
Livro preferido do mês (Janeiro de 2012): Cidade de Vidro. 
Um hobby: Escrever. 
Doce preferido: Pudim. (Confesso que prefiro as coisas salgadas) 
Não vivo sem: Internet e livros.


Eu agradeço a Nath por conceder esta entrevista ao blog Leituras & Fofuras.


E espero que tenham gostado de conhecer mais da fofa da Nath. Ela tem ótimos gostos como o meu (Damon e Jace, hehe) e é muito simpática. Saibam mais e comprem o livro "Meu Querido Professor" AQUI.

Vou sortear alguns marcadores autografados que ela me enviou do seu livro. Todos que comentarem decentemente nesta entrevista (mostrando que leu) e deixar Twitter ou E-mail concorrem!



Beijos, Érica Marts





Nenhum comentário:

Postar um comentário