Resenha: Um Homem de Sorte - Nicholas Sparks




Título:Um Homem de Sorte
Autor:Nicholas Sparks
Editora:Novo Conceito
Ano:2011
Páginas:352
ISBN:9788563219138

Sinopse:“Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografa dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.” “Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fm de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. (...) Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar.

Primeiramente, eu nunca li nada do Sparks, e não sabia o que esperar do livro, narrativa, etc. Já vi muitos comentários positivos sobre ele e sempre quis ler seus livros, mas com as listas enormes de leitura não tive oportunidade, até esse livro chegar a mim. Até hoje só havia visto as adaptações de filmes de suas várias obras.

Logan Thilbault serviu seu país por alguns anos e durante esse tempo ele encontrou no Kuwait uma fotografia de uma mulher (Elizabeth) que ele guardou para lhe dar sorte pois se salvou da morte quando a encontrou. Depois que voltou para casa resolveu ir atrás dessa mulher da foto, sem saber nada a respeito dela, caminhando com seu cão Zeus até encontrar seu destino.

"Victor analisou a fotografia antes de devolvê-la:

- Você disse que a achou no nascer do dia? Esse é o momento mais poderoso do dia. Isso é um sinal. Ele é o seu amuleto da sorte. Olha só a camiseta dela. Você achou essa fotografia por um motivo. Ninguém deu falta dela também por um motivo. (...)

Ela está destinada a você." [Pág. 36]
A professora Elizabeth é mãe solteira de Ben, um menino inteligente de 10 anos, ex-mulher de um dos homens da lei da cidade, Clayton (que aliás é um babaca completo como já fica claro no primeiro capítulo) e neta de Nana, dona do canil onde trabalha e onde fica sua casa.

Quando Logan consegue emprego no canil, Beth logo o estranha, mas com o passar do tempo vai ganhando sua confiança. Ben e Nana logo se apegam a ele e Zeus que está sempre a seu lado.

"No silêncio, percebeu que Logan olhava para ela novamente com uma expressão de déjà vu." [Pág. 124]
"Sabia que ela era atraente, mas a foto desbotada não havia capturado o calor do sorriso dela." [Pág. 103]
Depois de algum tempo, um lindo relacionamento começa a acontecer entre eles, até Keith Clayton descobrir que Thilbault está se relacionando com sua ex e a confusão começar. Os dois tiveram um desentendimento logo no primeiro capítulo e Clayton quer acertar as contas além de separar os dois (algo que é sua especialidade, conforme a leitura descobrimos que ele é o motivo para Beth não ter conseguido levar em frente nenhum relacionamento amoroso).
“Rolou na cama por um bom tempo, sem conseguir dormir, imaginando se, talvez, apenas talvez, Logan também estaria acordado, pensando nela.” [Pág. 162]
Os capítulos finais passam rápidos, mas apesar disso adorei os personagens criados pelo autor. Logan eu já gostei de cara. Ben é um menino adorável, Nana tem um jeito só dela, Zeus é o cachorro mais fofo e brincalhão, e Beth uma ótima mãe solteira que se preocupa com os que estão a seu redor.

O livro é dividido entre os personagens principais e assim podemos conhecer um pouco mais de cada um, o que eu amei! A única coisa que me incomodou um pouco foi que o inicio do livro não me chamou a atenção, só depois de várias páginas (com exceção do primeiro capítulo) que me fez querer ler sem parar. Recomendo!! Leiam *-*

Para quem não sabe o filme baseado no livro terá como protagonista Zac Efron e tem previsão para abril de 2012 nos EUA. Abaixo vocês podem ver o cartaz e trailer do filme.



Trailer Oficial do Filme legendado


PS: Adorei o trailer! Pelo que vi se parece com o que li, e cá pra nós o Zac é lindo =)


Bjs, Andresa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário