Resenha: Com Louvor - Cecily von Ziegesar


Título: Com Louvor

Autor: Cecily von Ziegesar

Editora: Galera Record

ISBN: 978-85-01-08633-4

Ano: 2011

Páginas: 320



Sinopse: Shipley é sinônimo de boa moça. Nunca faz nada errado, tem uma boa relação com sua família e entrou para uma boa faculdade. Além de tudo, é linda, loura e, surpreendentemente, virgem. Decidida a se transformar, ela já chega ao campus da Dexter College com um maço de cigarros na bolsa, um chiclete na boca e na primeira noite conhece mais três calouros. De alguma maneira, eles acabam se um grupo nada homogêneo de amigos. Logo todos irão perceber que a faculdade é muito mais do que créditos e notas e que será preciso desrespeitar algumas regras para se divertir muito! 

"Conhece-te a ti mesmo" é o lema da faculdade Dexter College. Shipley está pouco ligando pra ele bem como a maioria dos calouros. Ela quer se reinventar depois de viver por 18 anos uma vida certinha para os pais.

-Qual o problema de ser virgem? -disse Shipley corando.
Os três meninos a olharam com uma excitação maldisfarçada. Shipley ainda era virgem?
-Aí, sabe aquela luz azul no alto da torre da capela? -disse Tom. -Bem, eu soube que tem um mito da Dexter de que, se alguém se formar virgem, a luz se apaga. -Ele cutucou Nick no braço. -Cara, a gente tem que te tirar da seca.
[Página 92]

Logo no primeiro dia, a faculdade tem uma tradição de fazer um acampamento de 2 dias com um grupo de 4 alunos para se conhecerem melhor. Shipley, sua companheira de quarto Eliza, Tom (ohhh Nate de Gossip Girl) e seu companheiro de quarto Nick logo ficam enturmados no acampamento (ficando chapados).

Pegando 
"emprestado" o carro da orientadora, eles vão para numa fazenda de ovelhas lá perto, conhecendo então Adam (Dan, olha você aqui também) e Tragedy (Jenny, a irmã louca do Dan, também está presente).


-Vamos parar por aqui - sugeriu Tom. -Vou pedir informações a alguém.
Vá com cuidado - avisou Eliza. O campo começava a lhe dar nos nervos. Assassinos com machados e serial killers espreitavam atrás de cada árvore. [Página 65]


O livro é narrado pelos 6 personagns principais (tem o Patrick também... surpresa), e não me enrolei com as mudanças de vozes. Me lembrou os primeiros dias da minha faculdade (sem as loucuras que eles fazem) em que tudo era uma descoberta, e depois que a ilusão acaba a realidade cai em cima matando.


Até a mais bucólica das universidades sofre de crises de nervos, quando a tensão se instala e abala os alicerces de seus lindos prédios de tijolinhos. Essa ocorrência bianual também é conhecida como semana de revisão. Os alunos esgotam-se em sessões intensas de estudos ou acampam na biblioteca numa vã tentativa de adquirir o conhecimento de todo um semestre em apenas sete dias. Se mataram aula, fizeram corpo mole ou se esqueceram de determinados textos, essa era a oortunidade de colocar tudo em dia. [Página 213]

A personagem que mais gostei foi a Tragedy, com seu jeito de ir atrás do que quer fazendo qualquer coisa pra isso. Ela me lembra a Jenny de GG só que mais divertida. Sem falar que ela é adotada. Um dia um brasileiro apareceu na porta da fazenda de ovelhas e pediu para cuidarem de sua filha recém-nascida, já que sua mulher morreu de parto. Ele estava doente e morreu lá mesmo. Então Imaculada Gertudes virou Tragedy pra "alegrar" infernizar a vida dos pais adotivos.

Na contra-capa do livro tem uma citação que diz que é Gossip Girl na universidade. E é mesmo.

Se passa nos anos 90, portanto sem internet, SMS, tablets e principalmente sem blog! 
E a autora deve ser fã do Bill Clinton ou a geração da época era. Era um tal de citar como ele era lindo jovem...




Sobre a capa, era uma boa oportunidade para mostrar a arte dos designers brasileiros. A cara da Shipley ficou estranha nessa pose.


Rende bons momentos de leitura com um vocabulário ácido e divertido.


O 2° livro da série "Class" será lançado nos EUA em 1º de Agosto de 2012.




Beijos, Érica Marts

Nenhum comentário:

Postar um comentário