Título:Fome
Série:Gone - Livro 2
Autor:Michael Grant
Editora:Galera Record
Páginas:532
ISBN:8501086363
Ano: 2011
Sinopse: Já se passaram três meses desde que todos os menores de quinze anos ficaram presos na bolha conhecida como o LGAR. As coisas só pioraram. A comida está acabando, e as crianças cada dia mais estão a desenvolvendo habilidades sobrenaturais. Logo ocorrerá tensão entre aqueles com poderes e os sem poderes, e poderá ocorrer uma tragédia indescritível, irrompendo o caos. Normais contra os mutantes, e uma batalha com rumo sangrento. Mas há algo escondido que é mais perigoso. Uma criatura sinistra conhecida como a Escuridão começou a chamar os sobreviventes do LGAR. Ela precisa de seus poderes para sustentar a sua própria. Quando a Escuridão chama, alguém vai responder – com consequências fatais.
Como o próprio título do livro indica todo mundo está com fome nesse novo volume porque durante três meses desperdiçaram o que tinham e o resto estragou. Sam foi nomeado o prefeito da Praia Perdida e tem que lidar com problemas o tempo inteiro, todos os dias, e muitos desses problemas são coisas bobas e ele está mais sobrecarregado do que nunca cuidando do pessoal.
Apesar das coisas bobas para se resolver, tem o problema da comida. Ninguém quer ajudar a procurar o que comer ou ir a plantações colher o que há por lá. Ninguém gosta de ajudar nas tarefas que lhe são atribuídas, como ajudar na creche, limpeza, etc. As crianças só pensam em jogar e brincar.
Novos personagens entram na trama, cada um com sua importância, novos poderes surgem e com isso novos conflitos entre os que tem poder e os que não têm.
“Nós não estamos vencendo. Você sabe, certo? Não estou falando dessa luta. Estou falando da grande luta. A sobrevivência. Não estamos vencendo. Estamos morrendo de fome. As crianças comendo os bichos de estimação. Estamos nos dividindo em grupinhos que se odeiam uns aos outros. Tudo está fugindo ao controle.” [Pág. 342]Algo muito estranho está acontecendo com o pequeno Pete e assustando Astrid e Sam. Albert começa a se tornar muito ganancioso e começa a armar um plano. Lana tem um novo propósito muito perigoso. Caine acordou de um coma e três meses e está mais perigoso que antes. Drake tem sede de poder e sangue.
“A técnica era chamada de concretagem. Implicava prender as mãos de uma criança num bloco de cimento. Os blocos pesavam 20 quilos. O simples peso deixava as crianças impotentes. A princípio os capangas de Caine as alimentavam com pratos no chão, como cachorros. [...] A alimentação ficou menos frequente. E então parou por completo. Taylor havia comido mato que nascia no meio do cascalho.” [Pág. 286]
A Escuridão continua mexendo com a cabeça de algumas pessoas e elas estão começando a obedecer suas vontades.
“Ela não poderia subornar a Escuridão. Mas talvez, talvez... pudesse matá-la.” [Pág. 224]No segundo volume da série encontramos os mesmos perigos que em Gone, novos poderes, novos possíveis vilões, sangue, distúrbio alimentar, discriminação, brigas, canibalismo e medo. Quem já leu o primeiro livro da série sabe que ele não é uma leitura para qualquer um.
“Astrid olhava para cada rosto, procurando a humanidade que deveria falar a eles, fazer com que parassem, mesmo agora. O que via era loucura. Desespero. Eles estavam famintos demais. Apavorados demais.” [Pág. 479]Michael Grant continua sua narração da mesma forma, em terceira pessoa, sob o ponto de vista dos vários personagens, o que eu adoro porque podemos saber o que cada um deles está passando e pensando em determinados momentos.
Renata Leite
Eu amei Gone - o mundo termina aqui, e por isso estava super ansiosa e curiosa para ler a continuação. Por isso, acho que nem é necessário dizer que as minhas expectativas eram super altas, né? E digo pra vocês que Fome não decepcionou, muito pelo contrário, gostei bastante, apesar do ritmo do livro ser um pouco mais lento do que o anterior.
Sam está cada dia mais e mais cansado de tantas responsabilidades; Astrid, o gênio, continua um gênio!; Caine não desistiu de atormentar a vida de Sam e Drake está cada vez mais malévolo e cruel.
Novos personagens são introduzidos na estória, uns tem poderes super interessantes como Orsay, que consegue entrar nos sonhos das pessoas.
Também ficamos sabendo um pouco mais sobre a Escuridão e nos surpreendemos bastante com alguns velhos personagens, como Lana e Albert.
Michael não tem pena de nenhum de seus personagens, por isso prepartem o coração, pois o livro é recheado de ação, tensão e muito, muito sangue derramado.
O final me surpreendeu bastante, tanto pelo lado positivo quanto pelo negativo. Aconteceu algo que eu não gostei muito, mas em compensação teve um acontecimento que me deixou extremamente feliz.. e espero que ele se mantenha ao longo da série! :)
Michael não tem pena de nenhum de seus personagens, por isso prepartem o coração, pois o livro é recheado de ação, tensão e muito, muito sangue derramado.
O final me surpreendeu bastante, tanto pelo lado positivo quanto pelo negativo. Aconteceu algo que eu não gostei muito, mas em compensação teve um acontecimento que me deixou extremamente feliz.. e espero que ele se mantenha ao longo da série! :)
Mais uma vez, Michael Grant consegue prender o leitor desde a primeira página! Com uma narrativa ágil, pontos de vista de vários personagens diferentes, Fome é tão bom quanto Gone! Super recomendado. :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário