Retrospectiva Literária 2012


Oi Fofinhos! Fim de ano chegando, vamos ver o que teve de melhor ou não de livros em 2012?
Leituras & Fofuras está participando da Retrospectiva Literária 2012 promovida pelo blog Pensamento Tangencial.

Eu (Andresa) e Renata vamos vasculhar nossos Skoobs ou Goodreads pra responder essas perguntas! 




Andresa Dias

Vou logo dizendo que algumas opções eu não consegui escolher uma resposta só, então... Ah e provavelmente terão livros que alguns podem não conhecer, mas vou falar sobre alguns deles em posts/resenhas em breve, para que possam conhecer melhor. 

A aventura que me tirou o fôlego: Gregor e as Marcas Secretas, Gregor e a Profecia de Sangue e O Falso Príncipe.


O terror que me deixou sem dormir: Nenhum terror me deixa sem dormir. E eu realmente não li nada do gênero esse ano, mas tem um livro que eu poderia citar, apenas pelas crueldades imensas: Mentiras de Michael Grant. Ver várias crianças/adolescentes tentando sobreviver sozinhas e tentando matar/machucar umas as outras é realmente terrível!   

O suspense mais eletrizante: Não lembro de ter lido nenhum do gênero suspense. Alguns podem até ter o fator "suspense" na trama, mas não eram focados nisso.

O romance que me fez suspirar: Malas, Memórias e Marshmellows, Do Seu lado e Fiquei Com Seu Número.


A saga que me conquistou: Divergent / Insurgent.

O clássico que me marcou: Não leio clássicos. 

O livro que me fez refletir: Um Lugar para ficar,  Pushing The Limits e Hopeless.

O livro que me fez rir: Fiquei Com Seu Número e Malas, Memórias e Marshmellows.

O livro que me fez chorar: São vários, alguns simplesmente tinham cenas tristes e algumas lágrimas tinham que cair: Pushing The Limits, A Corrida de Escorpião, Hopeless, Insurgent e outros. 

O livro de fantasia que me encantou: Não lembro de ter lido algo do gênero e o que mais se encaixou nessa resposta foi The Iron Queen de Julie Kagawa da série Iron Fey. 

O livro que me decepcionou: Lola e o Garoto da Casa ao Lado. O livro é bom, eu gostei (li em inglês no inicio do ano), mas eu havia amado Anna e o Beijo Francês e esperava muito desse livro. Portanto veio uma certa decepção em cima dele. Lola é chatinha demais pro meu gosto.

O livro que me surpreendeu: Pushing The Limits de Katie McGarry.

A frase que não saiu da minha cabeça: "Hearts are breakable. And I think even when you heal, you’re never what you were before." Citação de Cidade dos Anjos Caídos.

O(a) personagem do ano: Sage de O Falso Príncipe. Mesmo tendo apenas 14 anos, seu personagem me conquistou desde a primeira página do livro. Claro que tem outros personagens que foram incríveis e estão no topo, mas vou me limitar a apenas 1 dessa vez rs.

O casal perfeito:  Echo e Noah de Pushing The Limits, eles superaram obstáculos enormes em suas vidas e formaram um casal que admirei muito. 

O(a) autor(a) revelação: Veronica Rossi, Marie Lu e Katie McGarry.

O melhor livro nacional: Difícil escolher essa, eu ficaria entre Malas, Memórias e Marshmellows e Do Seu lado, mas escolho Malas, Memórias e Marshmellows.

O melhor livro que li em 2012: Insurgent sem sombra de dúvidas! Essa série se tornou uma das minhas preferidas depois de Jogos Vorazes. Virei fã incondicional. 

Li em 2012 ( ? ) livros. Bem, eu não fiz a marcação certa no Skoob (mais uma vez), mas acho que devo ter lido uns 55. 

A minha meta literária para 2013 é: Nenhuma numérica. Não faço metas de quantidade de livros para ler, até porque eu não leio rápido e meu tempo (e muitos outros fatores) não me permitem. Portanto, minha meta é ler o que eu desejar no momento e se possível aumentar a leitura em inglês.




Renata Leite


A aventura que me tirou o fôlego: O filho de Netuno (Rick Riordan) - Adoro os livors do tio Rick, pois sempre tem uma aventura que tira meu fôlego, literalmente!! \o/ 

O terror que me deixou sem dormir: Não li nada do gênero esse ano.

O suspense mais eletrizante: Destruidoras (Sara Shepard) - Podem me julgar, mas eu AMO a série Pretty Little Liars. A Sara constrói estórias tão cheia de indas e vindas, que não tem como não gostar!

O romance que me fez suspirar: Lola e o garoto da casa ao lado (Stephanie Perkins) - Não foi nem o romance do livro em si, entre a Lola e o Cricket, mas a maneira deliciosa como essa estória foi contada me fez suspirar várias vezes, principalmente naquele final tão cute.

A saga que me conquistou: Caminhos de Sangue (Moira Young) - Distopia maravilhosa com uma pitada de Jogos Vorazes, tem como não amar? Ansiosa para o próximo livro!

O clássico que me marcou: Não li nenhum clássico esse ano, mas prometo mudar isso em 2013!

O livro que me fez refletir: Esposa 22 (Melanie Gideon) - Chick lit delicinha e que por incrível que pareça me fez refletir muito sobre o meu relacionamento tanto com amigos quanto com o namorado.

O livro que me fez rir:  No fundo do amor (Tera Lynn Childs) - Livro leve, divertido e fofo!! Ri muito do Quince e da Lily. 

O livro que me fez chorar: A Culpa é das Estrelas (John Green) - Sério, livro lindo e super emocionante! Recomendo a leitura acompanhada de uma caixinha de lenços, haha! 

O livro de fantasia que me encantou: 

O livro que me decepcionou: Vaclav e Lena (Haley Tanner) - Minha expectativa era encontrar um romance de suspirar e não foi bem isso o que aconteceu. Apesar de ter romance, o livro trata assuntos densos, como a imigração, drogas e prostituição. Enfim, esperava algo bem diferente.

O livro que me surpreendeu: Feita de Fumaça e Osso (Laini Taylor) - Acho a sinopse do livro super confusa, por isso não esperava muita coisa dele, mas eu amei! A autora é genial e escreve divinamente bem! O livro é envolvente e empolgante e nossa, surpreendeu demais! 

A frase que não saiu da minha cabeça: Então, você acredita em segunda chance? Segunda, terceira, quarta. O que for preciso. Por mais tempo que leve. Se for a pessoa certa. (Lola e o Garoto da Casa ao Lado - Stephanie Perkins)

O(a) personagem do ano: Jem (Anjo Mecânico - Cassandra Clare) - Quero um Jem pra mim, gente! Muito fofo esse personagem!
  
O casal perfeito:  America e Maxon (A seleção - Kiera Cass) - Adorei as cenas em que America e Maxon se encontram. Acho que eles tão perfeitos juntos! Torço muuuuuuito pelo casal. Espero que no próximo livro, A Elite, America esqueça Aspen e lute para ser a princesa de Maxon.

O(a) autor(a) revelação: Laini Taylor, autora de Feita de Fumaça e Osso.

O melhor livro nacional: Dividindo Mel (Iris Figueiredo) - Foi o único nacional que li esse ano.

O melhor livro que li em 2012: Impossível escolher o melhor. 

Li em 2012 43 livros.

A minha meta literária para 2013 é: 60, mas principalmente ler os livros marcados como desejados no skoob.


E aí pessoal, alguma de nossas respostas batem com as suas? O que vocês acrescentariam a nossa lista? Respondam algumas das perguntas nos comentários, adoraríamos saber a resposta de todos =)

Beijos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário