Resenha: Esposa 22 de Melanie Gideon



Título: Esposa 22
Autor(a): Melanie Gideon
Editora: Intrínseca
ISBN:  9788580572414
Páginas: 400

Sinopse: Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático (Pesquisador 101), Alice (Esposa 22) tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento.


Esposa 22 é um romance/chick lit muito fofo, divertido e cativante. 

Narrado em primeira pessoa por Alice, uma espirituosa mulher de 44 anos, casada com William, mãe de dois filhos e  escritora de peças de teatro. Após quase 20 anos de casamento, Alice e William foram se afastando gradativamente, e ela está se sentindo infeliz no casamento. Um dia, após uma festa de comemoração da empresa do marido, Alice faz uma pesquisa no google sobre "casamento feliz" e por causa disso, recebe um convite por email para participar de uma pesquisa sobre "casamento". Ela prontamente aceita e passa a ser a Esposa 22, e começa a responder o questionário enviado pelo Pesquisador 101, e aos poucos os dois vão se envolvendo.

Apesar do livro contar a história de uma mulher de meia idade em um casamento em crise, ele é excelente! O formato da narrativa dá um toque especial à história, que vai sendo contada utilizando vários recursos das midias sociais da atualidade, como facebook, twitter, google, email etc. Além desses recursos, como Alice está respondendo um questionário, e também pelo fato dela ser escritora de peças de teatro, suas respostas são bastante detalhadas, cheia de diálogos, portanto o leitor acompanha por meio de suas respostas toda a história de seu casamento com William: desde o primeiro encontro, o primeiro beijo, o casamento, o nascimento dos filhos, até a situação atual.

A escrita da autora é deliciosa, e as páginas vão sendo viradas sem a gente se dar conta, e por isso a leitura flui de maneira fácil e rápida. 

Os personagens são super cativantes. Alice é espirituosa, divertida, e foi impossível não me envolver com os seus dramas, seus medos e torcer por um final feliz. William, apesar de parecer um pouco distante no livro, me surpreendeu. Os diálogos de Alice e Nedra, sua melhor amiga, são ótimos e  divertidíssimos.

O envolvimento da Esposa 22 e do Pesquisador 101 se desenrola de uma maneira tão natural e bonita, que faz o próprio leitor ficar dividido, assim como Alice. 

Esposa 22 conquista por mostrar o poder do tempo sobre as nossas vidas e relações, e principalmente, o poder das nossas próprias escolhas.

Se você é fã do gênero, não pode deixar de ler! :)
Esposa 22,
Entendo perfeitamente o que você quis dizer, e muitas vezes  sinto o mesmo, embora deva admitir que isso me preocupa. Tenho a sensação de que chegamos a um ponto em que nossas experiências, nossas lembranças - nossa vida inteira, na verdade - não são reais a menos que a publiquemos na internet. Será que vamos sentir falta da época em que éramos inacessíveis?
Tudo de bom,
Pesquisador 101 [Página 72]


Nenhum comentário:

Postar um comentário