Oi Fofinhos! Fim de ano chegando, vamos ver o que eu (Andresa) e a Lili (colunista) achamos de melhor ou não de livros em 2013?
O Leituras & Fofuras está participando da Retrospectiva Literária 2013 promovida pelo blog Pensamento Tangencial.
Vasculhamos nosso Skoob/Goodreads pra responder essas perguntas! Esse é o primeiro ano em que administro o blog sozinha, mas chamei a colunista Lili para participar comigo.
Vou logo dizendo que algumas opções eu não consegui escolher uma resposta só, então... Ah e provavelmente terão livros que alguns podem não conhecer, mas vou falar sobre alguns deles em posts/resenhas em breve, para que possam conhecer melhor.
A aventura que me tirou o fôlego: Gregor e o Código da Garra.
ANDRESA DIAS
O terror que me deixou sem dormir: Nenhum terror me deixa sem dormir. E eu realmente não li nada do gênero esse ano, mas tem um livro que eu poderia citar, apenas pelas crueldades imensas: Praga de Michael Grant. Ver várias crianças/adolescentes tentando sobreviver sozinhas e tentando matar/machucar umas as outras é realmente terrível!
O romance que me fez suspirar: Princesa Mecânica.
O suspense mais eletrizante: Esconda-se de Lisa Gardner.
O romance que me fez suspirar: Princesa Mecânica.
A saga que me conquistou: The Infernal Devices (Anjo, Príncipe e Princesa Mecânica).
O clássico que me marcou: Não leio clássicos.
O livro que me fez refletir: Métrica de Colleen Hoover. Esse livro abordou várias coisas reais. Vi como nossa vida pode mudar de uma hora para outra, seja com a perda de alguém que amamos e as consequências emocionais e físicas que vem com ela ou como devemos dar valor às coisas antes de perdê-las, dentre outras coisas.
O livro que me fez rir: Near and Far de Nicole Williams.
O livro que me fez chorar: São tantos que eu poderia fazer uma lista durante horas... mas um que chorei bastante foi Clockwork Princess (Princesa Mecânica).
O livro de fantasia que me encantou: Acho que o único livro de fantasia que li esse ano foi Trono de Vidro, mas não exatamente o colocaria nessa categoria, portanto vou deixar sem resposta...
O livro que me decepcionou: Posso citar alguns, mas esse foi o que me deixou mais chateada... Requiem (último livro da série Delirium). Eu fiquei com muita raiva do final da série e levei dias para me recuperar. Li há muitos meses e até hoje tenho raiva.
O livro que me surpreendeu: Limiar de Jessica Warman. Eu não dava muita coisa pelo livro e me surpreendi muito com a história.
A frase que não saiu da minha cabeça: Como amo quotes, separei quatro que amei. Uns eu traduzi porque li em inglês.
Não deixe que as coisas que você pensa que precisa fazer o impeça de fazer as coisas que você realmente precisa. Ok? Lute pelas coisas que importam - Não desperdice sua energia com o resto. (Near and Far de Nicole Williams)
"É hora de você começar a pensar sobre o que você acha que não pode viver sem e que você realmente não pode viver sem." (Near and Far de Nicole Williams)
"Só porque você se recusa a ver algo, não significa que não seja real" (Near and Far de Nicole Williams)
"Estou catastroficamente apaixonado por você." (Princesa Mecânica de Cassandra Clare)
O(a) personagem do ano: Jesse Walker da série Lost and Found de Nicole Williams. Infelizmente a série não foi lançada aqui, mas para saber mais sobre o Cowboy Jesse, vocês podem ver o post Top Piriguetagem Literária 2013, pois ele é o número 1 da lista.
O casal perfeito: Não é bem um casal, é um trio rs. Will, Tessa e Jem! O trio amoroso da série The Infernal Devices. Eu amo Tessa com Jem, mas também amo Tessa com Will, então os casais são esses rs. Mas também não posso deixar de escolher um segundo casal que me fez suspirar e rir em vários momentos: Rowen Sterling e Jesse Walker, da série Lost and Found.
O(a) autor(a) revelação: Os autores que escolhi não são estreantes, mas são autores que se destacaram em 2013 para mim. Nicole Williams (série Lost and Found), Colleen Hoover, Michelle Hodkin (série Mara Dyer), Jessica Sorensen (série The Coincidence) e Carina Rissi.
O melhor livro nacional: Procura-se um Marido de Carina Rissi.
O melhor livro que li em 2013: Não dá para escolher apenas um, portanto... Princesa Mecânica, Prodigy, Lost and Found, Near and Far e Métrica.
Li em 2013 ( ? ) livros. Minha meta era de 70 livros lido em 2013 e consegui ler: 76 livros. Dentre os 76 li 30 em inglês, o que pra mim foi o mais importante porque minha meta era ler o máximo em inglês possível.
A minha meta literária para 2014 é: Vou estipular 60 livros porque sei que o ano vai ser pesado. Não gosto de fazer meta de leitura quantitativa, pois não leio rápido e meu tempo (e muitos outros fatores) não me permitem. Mas como deu certo esse ano, vou tentar de novo! E repetindo os anteriores, quero ler umas boa quantia de livros em inglês.
LILI DANTAS
A aventura que me tirou o fôlego: "Fallen" de Lauren Kate. Não é só aventura, é fantasia, romance... tudo no mesmo pacote! Eu simplesmente, amei! Queria saber o que iria acontecer a cada livro, me prendeu totalmente... Na verdade, comecei a ler a série em 2012, mas terminei no início de 2013, então tá valendo... Rs... Fallen não é nenhum Super Hiper Mega Best Book, mas me fez voltar a acreditar no amor verdadeiro e todas as aventuras que Luce e Daniel passam por simplesmente amarem um ao outro, me tirou o fôlego! Leiam!
O terror que me deixou sem dormir: Não li nenhum!
O suspense mais eletrizante: "Garota exemplar" de Gillian Flynn. Ele não começa tãoooo eletrizante, mas depois que você passa a digamos, "primeira parte" você não consegue largá-lo! É muitooooo bom! Surpreendente!
O romance que me fez suspirar: Bom, como romance lidera minha lista de livros não posso escolher somente um. Então citarei dois. Primeiro, "A culpa é das estrelas" de John Green. Me fez suspirar e chorar muito... Quem ainda não pôde ler esse livro, não perca tempo, leia! É incrível! E, "Entre o Agora e o Nunca" de J. A. Redmerski. Suspirei mesmo! Lindo! Tudo o que eu queria depois era pegar a estrada e encontrar um Andrew pra mim...
A saga que me conquistou: Saga "Acampamento Shadow Falls" de C. C. Hunter. Bom, está longe de ser innnnnncrível, mas sabe aqueles livros que você se apega e não consegue, por mais que tente, parar de ler?! É isso aí! É essa! Ansiosa pelo último livro... Hahaha...
O clássico que me marcou: "Os Miseráveis" de Victor Hugo. Muito comovente! Eu de verdade, não esperava... Todos deveriam lê-lo! O Jean ficou marcado na minha memória pra sempre... Sua história é comovente!
O livro que me fez refletir: Vou citar dois! Primeiro, "Todo dia" de David Levithan. Esse livro é incrível! Me fez refletir bastante sobre o que é o amor? O que de verdade amamos? Um rosto? Um cheiro? Uma voz? Uma alma? Levei muito na "minha cara"... E o clássico, "1984" de George Orwell, gente! Esse livro deveria ser obrigatório! É super demais! Eu, confesso, não esperava uma leitura tão impressionante, (por isso bato muito na tecla de que não devemos ter nenhum tipo de preconceito literário, ou vamos deixar muito de nos surpreender e conhecer histórias incríveis!) 1984, é uma distopia, mas tão atrelada a nossa realidade hoje, que é assustador! Me marcou por todas os fatos e atividades políticas que aconteceram em 2013, foi impossível evitar comparações... Recomendo, SIM!
O livro que me fez rir: O segredo de Emma Corrigan de Sophie Kinsella. Ri alto o livro todo! Amooooo a Kinsella! Mas em O segredo ela se superou!
O livro que me fez chorar: Falling Into You de Jasinda Wilder. Tocante... Derramei lágrimas de um mês! Quebrou o meu coração em pedacinhos... Mas depois Sra. Wilder colou tudo de novo e eu a perdoei...
O livro de fantasia que me encantou: Foi "A Batalha do Apocalipse" do Eduardo Spohr. Gente, eu, de boa, não dava nada por esse livro (okay! Me julguem! Não é só porque o autor é nacional não!!!) eu não sou tãooooo fã assim de fantasia... Mas meu! Todos precisam ler esse livro! É incrível! Embarquei totalmente no mundo dos anjos, arcanjos, céu, inferno... Leiam! É muito mais do que isso! Não fica atrás de nenhum, nenhum mesmo, livro gringo... Superrrr recomendo!
O livro que me decepcionou: Bom, teve alguns, mas vou citar dois. Os dois foram "decepções" no bom sentido. Já explico. "Todo dia" de David Levithan, sim, sim, eu citei como o que me fez refletir, e foi! Ele é lindo! Tocante! Não me levem a mal, mas ele também me decepcionou pois a história acaba de forma frustrante! O livro é tão bom, que eu quis mais, mas não teve, acaba! O outro livro, é "A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista" de Jennifer E. Smith. Novamente não me julguem! Eu amei o livro! Li em 3 hs, e esse foi o problema, eu queria muito mais, e acabou! Fiquei, em ambos os livros, procurando pelo restante das páginas...
O livro que me surpreendeu: Tem muitos, mas preciso citar dois. "Garota exemplar" de Gillian Flynn. Sério! Eu não esperava ser tão bom. Super recomendo embarcar na "loucura" da Flynn. O outro foi "Como eu era antes de você" da Jojo Moyes. Bom, me surpreendeu, pois normalmente quando se trata de romances, nós esperamos que o final seja, digamos, perfeito! E não foi assim com esse livro, o final não é "feliz", mas eu entendi e aceitei... Mas me surpreendeu totalmente!
A frase que não saiu da minha cabeça:
"Esse é o problema da dor, ela precisa ser sentida..." (A Culpa é das estrelas de John Green)
O/A personagem do ano: Auggie de Extraordinário. Encantada até hoje!
O casal perfeito: T. J. Callahan e Anna Emerson do livro "Na Ilha" de Tracey Garvis Graves... Fiquei encantada com a história de amor verdadeiro e superação deles... Suspira...
O/A autor/a revelação: Podem me xingar! Dizer que é "modinha" e tal... Mas estou caída de amores e ódio pelo tio "verde" - Jonh Green!
O melhor livro nacional: Achei "Supernova - O Encantador de Flechas" do Renan Carvalho, incrível! Quem ainda não leu, corre pra ler! Não irá se arrepender! Não fica atrás de nenhum livro de fantasia gringo, é sério! Estou super ansiosa pela continuação...
O melhor livro que li em 2013: Tão difícil essa pergunta... Mas Extraordinário foi Extraordinário! Quem ainda não conhece o Auggie, precisa conhecê-lo! Ele é o menino mais incrível e encantador que eu já tive o prazer de conhecer...
Li em 2013 (?) livros: Parei de contar quando passou de 80...
A minha meta literária para 2014 é: Bom, não costumo determinar, mas todo livro que pretendo ler, tenho o hábito de marcar no Skoob como "vou ler", e até a última vez que verifiquei, estava em 362... :D
E aí pessoal, alguma de nossas respostas batem com as suas? O que vocês acrescentariam a nossa lista? Respondam algumas das perguntas nos comentários, adoraríamos saber a resposta de todos =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário