Sessão Pipoca: A Invenção de Hugo Cabret



Título no Brasil: A Invenção de Hugo Cabret 
Título Original: Hugo
Elenco: Asa Butterfield, Chloe Moretz, Jude Law, Helen McCrory, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Christopher Lee, Sacha Baron Cohen, Ray Winstone.
Direção: Martin Scorsese
Gênero: Aventura
Duração: 127 min.
Distribuidora: Paramount Pictures
Estreia: 17 de Fevereiro de 2012

Sinopse: Hugo é um garoto de 12 anos que vive em uma estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalhava em um museu, morre momentos depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide, sentado numa escrivaninha, com uma caneta na mão, aguardando para escrever uma importante mensagem. O problema é que o menino não consegue ligar o robô, nem resolver o mistério. 


A Invenção de Hugo Cabret é baseado no livro “The Invention of Hugo Cabret” de Brian Selznick.
Com a chegada do Oscar (sou viciada em premiações) resolvi tirar um tempo para assistir alguns dos filmes indicados. 

O filme nos leva a Paris nos anos 30. Hugo (Asa Butterfield) e seu pai (Jude Law) consertavam relógios e aparelhos eletrônicos. Seu pai trabalhava no museu e um dia levou para casa um autômato (espécie de robô) que ninguém dava importância por lá para que ele e o filho pudessem consertar e dar vida. Antes que eles pudessem terminar o trabalho seu pai morre num incêndio. Ele fica órfão e tem que ir morar com seu tio na estação de trem. Seu tio trabalha nos relógios da estação e ensina ao menino tudo o que sabe e some de sua vida, deixando o menino sozinho na estação. Para sobreviver Hugo Cabret, rouba comida dentre outras coisas e vive sempre escapando do inspetor e seu cão que fica atrás de crianças órfãs para serem levadas ao orfanato.

Ele acredita que deve consertar o robô para que receba uma mensagem de seu falecido pai. Para isso começa a roubar pequenas peças da loja de Papa George (Ben Kingsley) e sua afilhada Isabelle (Chloe Moretz) para fazê-lo funcionar de novo. Ele está em busca de uma chave no formato de um coração que acaba encontrando onde menos esperava. Aos poucos ele conquista os dois e com ajuda de Isabelle e o robô descobre que Papa George é na verdade George Melies, um cineasta muito famoso antigamente. Eles fazem George lembrar seu passado e de sua importância para o cinema, algo que ele quis deixar para trás.

O filme tem uma bela história e os atores são ótimos. Cada um com seu problema pessoal na história e superando ao passar do tempo. O filme mostra em parte a história do cinema e como tudo começou.

O interessante é que George Melies foi um dos percussores do cinema e dos efeitos especiais de verdade. Inclusive são exibidas cenas de seus filmes como Viagem à Lua, um dos destaques exibidos em A Invenção de Hugo Cabret.

Vale a pena conferir! Martin Scorsese dá uma aula de direção.

O filme foi indicado a 11 Oscars e ganhou 5: Melhor Fotografia, Direção de Arte, Mixagem, Edição de Som e Efeitos Visuais.




Trailer Legendado do Filme



(PS: esse post foi feito antes da premiação e ajustado depois com os prêmios que ele recebeu).


Beijos, Andresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário