Resenha: O Preço de Uma Lição - Federico Devito e Gutti Mendonça


Título:O Preço de Uma Lição - Às Vezes Amar Muito Não Basta
Autores:Federico Devito e Gutti Mendonça
Editora:Novo Conceito
Páginas:368
Ano:2011
ISBN:9788563219664

Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar.  Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

Devo confessar que no inicio do livro me senti bem confusa na leitura, pois não era citado o nome dos personagens e eu fiquei perdida em quem era quem. Com o passar das páginas (e até o fim do livro) o único que continua sem nome é o personagem principal. Sim, é isso mesmo, não é citado uma única vez o nome dele, então terei que dizer “ele” muitas vezes nessa resenha (pensei em inventar um nome para o fulano mas decidi não fazer isso).

O inicio da história começa quando ele ainda era um garotinho e conheceu seus melhores amigos na escola e eles formaram o "quarteto 21", pois os 4 faziam aniversário nesse dia. Tornaram-se confidentes quando já adolescentes, mas o que ele não esperava era que os 3 melhores amigos iriam embora do país. Suas amizades agora seriam novos personagens que ele conheceria na universidade, trabalho, etc. 
Com 19 anos eu tinha sites, jogava jogos virtuais, fazia faculdade de tecnologia e estava sem namorada.  Foi o momento em que cheguei ao ápice da minha "nerdisse". [Pág. 58]
Ele é um cara bonito, simpático, inteligente, não bebe, não fuma e é romântico (ele é o tipo de cara com quem as meninas sonham conhecer)! Fazendo sempre sucesso com as meninas, ele teve uns namoros meio estranhos por assim dizer no inicio da história.  Não beijava suas namoradas, uma porque ela estava esperando o “sinal” para que eles pudessem fazer isso, outra porque a irmã dela era apaixonada por ele, etc. Depois de muitas decepções amorosas, ele vai a uma festa num sítio e está ficando com Beatriz quando vê pela primeira vez Juliana, e assim foi amor à primeira vista.
- [...] Você não acha que duas pessoas que se gostam deveriam ficar juntas?
- Eu acho que elas vão ficar juntas na hora certa, se for o que deve mesmo acontecer.
- E quando um dos dois vai perceber qual é a hora certa?
- Quando for. [Pág. 35]
A partir desse dia ele faz de tudo para ser notado por ela e para ficar com ela. Ele consegue e com o tempo os dois começam a namorar. Nessa época ele tem 20 anos e ela 15, o que faz com que muitas pessoas não acreditem nesse amor, por causa da diferença de idade e também pelos dois não morarem na mesma cidade, e eles só se viam nos fins de semanas e feriado.
“Ali, descobri o significado da palavra amor. Soube finalmente porque existem tantas explicações de tantos poetas diferentes para uma mesma palavra. É impossível explicar, é algo que só pode ser entendido por quem sente. É uma alegria que não se imagina que possa ser sentida com tanta intensidade. Você deseja tudo de melhor para aquela pessoa, você quer se entregar e fazer de tudo por ela e, mesmo que aquilo te custe o maior sofrimento do mundo, acha que é um preço justo para ver a pessoa sorrir, mesmo que por um instante. A impressão que dá é não caber tanto sentimento assim em você.” [Pág. 97]
O desenrolar da história é rápido, o tempo passa e o namoro continua bem até que depois de bastante tempo juntos, aparece a oportunidade de sua mãe ir morar em Curitiba, pois seus pais se divorciam, sua mãe está com depressão, e se ela tiver que ir pode ser o fim do namoro. Além disso está chegando a época do vestibular, ela e sua irmã Anita estão estudando bastante e ela fica sem muito tempo para ele. E ele começa a estudar também pois percebe que está fazendo a faculdade errada e quer mudar da área de exatas para humanas.

Com essas possibilidades de separar o casal, ele começa a ficar muito dramático e enchendo o saco de Juliana, dizendo que ela não gosta dele, não se esforça para vê-lo, etc. (essa parte do livro foi bem chata pra mim, eu já estava me irritando com o personagem). E sempre que ele fazia isso logo depois se desculpava como se nada tivesse acontecido e ele não estivesse errado embora soubesse que estava. Juliana sempre o perdoava, ela era bobinha, mas chegou certo ponto que eles decidiram terminar porque estava começando a ficar insuportável. O que vem pela frente vocês terão que ler para saber!

O romance deles é bem meloso e apesar da diferença de idade e distância de onde eles moravam, ele em São Paulo e ela em Mogi, eles fizeram de tudo para enfrentar qualquer coisa nessa história de amor.

O livro é narrado em primeira pessoa e no passado. Algo que achei curioso foi que o número das páginas fica no meio do livro, e não no fim como estamos acostumados. Encontrei alguns erros de escrita e gramática no livro que em uma nova revisão podem ser consertados. Algumas coisas me incomodaram no livro como as datas dos acontecimentos. Sempre tinha o mês e ano que tal coisa aconteceu e isso me deixava confusa.

Pelo que andei lendo, a história não é toda ficção, muitas coisas aconteceram na vida real dos autores. O final do livro dá uma impressão de que poderá haver uma continuação e os autores disseram ter a possibilidade do mesmo, então é aguardar para ver!

Apesar de algumas coisas me incomodarem durante a leitura eu recomendo!

Beijinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário