Resenha: A Jornada - Erin E. Moulton


Título:A Jornada
Autora:Erin E. Moulton
Editora:Novo Conceito
Páginas:200
ISBN:9788563219534
Ano:2011

Sinopse: A história se passa na montanha, cinco quilômetros morro acima, em uma rua poeirenta e esburacada. É outono, dias antes do Halloween, feriado preferido de Maple, uma menina de 9 anos. Maple tem duas irmãs, ou melhor, três. Uma está na barriga e vai se chamar Lily. As outras são Dawn, a mais velha e mais mandona, de 11 anos e Beetle, a pequena bagunceira, de dois. Além delas, moram na casa o pai e mãe das meninas e o cãozinho Xereta. Já é noite e as meninas cumprem o ritual de enfeitar a abóbora para a noite de Halloween. A única preocupação das três e ter a abóbora mais linda e criativa até que mamãe sente dores muito fortes na barriga. Deve ser o bebê chegando!!! Mas ainda não é a hora...


Desde novinha, Maple ouve de sua mãe histórias e uma música sobre a Mulher Sábia da Montanha, uma senhora com rosto de pedra que realiza milagres/desejos com a água de um laginho formado por suas lágrimas.

A mãe das meninas, que está grávida, começa a passar mal e é levada ao hospital numa ambulância, com seu marido. Após ouvir uma conversa no telefone dizendo que Lily, nasceu prematura com um problema no coração e batimentos fraquinhos, Maple tem a ideia de ir atrás da mulher dos milagres para salvar sua irmãzinha. Ela planeja sair escondida, mas logo sua irmã mais velha descobre seu plano e a impede de fazer tal loucura sozinha. Após ouvir sua avó contar uma história sobre seu tio-avô que recebeu um milagre da mulher sábia, Dawn acredita na lenda e resolve ir com sua irmã atrás do milagre e assim as duas partem com seu cachorro xereta nessa grande aventura.

Apenas com seu bom coração, conhecimentos que aprendeu com seu pai, fé, restos do jantar, uma bússola, um mapa e o livro sobre as lendas da montanha elas seguem nessa jornada atrás da água milagrosa.

- Pare, Dawn - digo - eu também estou dolorida e machucada. Mas o bebê precisa do milagre. Ela não está bem. O papai disse isso ao telefone. Você também ouviu. A gente não pode desistir agora. Eu acredito na Mulher Sábia da Montanha. Se ela curou Remi, também vai curar nossa irmã. Por favor! A gente está quase lá. Pág. 81

Narrado por Maple, é interessante ver a história se passar na cabeça de uma menina tão novinha, mas ainda assim bem inteligente. Ela é corajosa, sonhadora, alegre e se preocupa com os outros. O livro é bonitinho, tem capítulos curtos, fácil e rápida leitura. Vemos borboletas desenhadas nas páginas do livro a cada novo capítulo. A relação entre ela e a irmã mais velha não era das melhores, mas o que elas enfrentarão juntas nessa jornada as aproxima.

Achei o livro um pouco infantil para mim, mas já era de se esperar, afinal uma menina de nove anos nos conta suas aventuras.

“Estou olhando as folhas voando umas sobre as outras em volta do jardim quando, do nada, surgem quatro monarcas voando sobe o gramado. Elas já deveriam ter partido, por isso eu sei que algo está fora do comum. Quase acredito que umas poucas voltaram para buscar aquela que ficou para trás. E que, agora, juntas, elas vão rumar para o sul através do jardim, sobre o rio e no interior da floresta e, então, eu me sinto feliz pela sobrevivência de todas e de cada uma delas. Juntas, são um verdadeiro milagre.” Pág. 200

A Jornada é uma lição de amor, amizade, sonhos, força, fé e esperança!   



Beijinhos, Andresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário