[Sessão Pipoca] O Abutre


Ficha Técnica:
Título Nacional: O Abutre
Título Original: Nightcrawler
Ano: 2014
Diretor: Dan Gilroy
Elenco principal: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Riz Ahmed

Muitas produções aventuraram-se no submundo da mídia, mas nenhuma mostrou o presente como Nightcrawler.

Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) é um homem solitário que vive de pequenos roubos. Desde sua primeira aparição, é perceptível que seus valores são falhos. 

Ao descobrir uma nova profissão, Lou é levado por sua ambição e acaba por adentrar em um universo obscuro e desonesto, onde o dinheiro dita e a vida não importa.

O personagem é fascinante e sua loucura, mesmo sendo completamente lúcido, chega a ser palpável. A transformação física de Gyllenhaal chama atenção, mas é sua mudança psicológica a mais marcante. É evidente que o ator estudou seu papel, transformando essa em uma de suas melhores (senão a melhor) interpretações. 


O Abutre é, claramente, de seu protagonista. Mas, isso não tira mérito de seu elenco coadjuvante que conta com Rene Russo em um grande retorno e com Riz Ahmed como parceiro de Bloom e alivio cômico.

A direção de Dan Gilroy, que também assume o roteiro, é surpreendentemente sutil. Tudo mostrado beira o absurdo, mas nada é julgado; nada é discutido. Fica por conta do espectador julgar e discutir o que foi exibido. Ao sair do cinema, a maioria do público irá sentir-se perturbado.

A fotografia é obscura e condiz perfeitamente com a solidão e frieza presente em quase todo longa. Há pouquíssimas cenas diurnas e, quando mostradas, são incômodas. É como se assistíssemos a um vampiro sendo exposto à luz.

Nightcrawler é um filme ousado e fascinantemente cínico. Um clássico instantâneo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário