Resenha: Métrica de Colleen Hoover

Título: Métrica
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501401861
Ano: 2013
Páginas: 304

Sinopse: O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.


- Não foi a morte que deu um murro em você, Layken. Foi a vida. A vida acontece. Merda acontece. E acontece muito. Com muita gente. [Pág. 200]

Desde que eu havia lido Hopeless em 2012 da autora Colleen Hoover, eu quis ler todos os seus livros. Hopeless foi um dos melhores livros que li naquele ano e a escrita de Colleen me conquistou. Quando soube que a Galera havia comprados os direitos da série Slammed dei pulinhos porque finalmente poderia ler o livro e trariam as obras da Colleen pra cá, fazendo com que todos pudessem conhecer a excelente escritora.

Layken (Lake) é uma adolescente que perdeu o pai há seis meses e tem que se adaptar com a mudança para uma nova cidade e escola. Ela viveu no Texas por toda sua vida e todas as suas lembranças do pai estão lá, mas sua mãe acaba sem poder pagar todas as despesas da casa no Texas e eles têm que se mudar para outra cidade onde sua mãe conseguiu um emprego melhor.
Será que ele está falando sério? Um cara que é gato, me faz rir e adora poesia? Acho que estou precisando de um beliscão. Ou não... Vai ver é melhor não acordar. [Pág. 47]
Lá conhece seu vizinho, Will, um cara de 21 anos, gato, com ótimo senso de humor e que parece ter se interessado por ela já de cara (o que foi recíproco). Quando os dois finalmente saem para um encontro, eles percebem que apesar de mal se conhecerem, já sentem algo forte um pelo outro. Mas um segredo de Will, que é revelado logo no inicio do livro, os separa e os impede de ficarem juntos. Eles terão de aprender a conviver próximos um do outro, mas não da forma que gostariam. Mas o que Lake não esperava era um outro segredo revelado que mudaria sua vida para sempre.
[...] Não dá para fugir para outra cidade, outro lugar, outro estado. A coisa de que a pessoa está fugindo, seja ela qual for, vai junto com ela. E fica com ela até a pessoa descobrir uma maneira de confrontá-la. [Pág. 247]
O livro envolve romance, poemas, perdas, superação e muito mais. Eu que nunca gostei de poesias e poemas, adorei a abordagem disso no livro. Na história existe algo chamado de Slam (acredito que daí veio o título do livro em inglês ‘Slammed’), que é difícil de explicar como é (os próprios personagens dizem que para saber o que é Slam a pessoa tem que ver com os próprios olhos), mas é como se fosse uma “competição” de poemas, onde as pessoas se apresentam em um palco com poemas de sua autoria e recebem pontuações pela mesma. E o ‘Slam’ tem um grande papel no livro. 
Os soluços dela diminuem à medida que entro na casa de Will e bato a porta. Corro para o quarto dele e me jogo na cama. Eu não apenas choro; eu soluço, gemo, grito. [Pág. 190]
Lake é a típica adolescente, ainda tentando superar a morte do pai, cuidando do irmão mais novo e tem um ótimo senso de humor quando quer. Na escola ela acaba arrumando uma melhor amiga, Eddie, que tem uma história de vida triste, mas é alegria o tempo todo. Dois personagens que se destacam também é o irmão de Lake, Kel, e o irmão do Will, Caulder, ambos tem nove anos, são fofos e espertos. A mãe de Lake foi uma incógnita pra mim por um tempo.

A narrativa é sob o ponto de vista de Layken e é gostosa de ler, nada cansativa. É o tipo de livro que você pega pra ler e não querer parar, até chegar ao fim. E ele é curtinho, o que permite ler tudo em algumas horas.

Resenhar Métrica foi difícil porque eu poderia comentar sobre tantas coisas, mas ao mesmo tempo não queria porque perderia a graça para quem for ler e por isso tive que me conter no que dizia, evitando falar qualquer coisa que eu não gostaria de saber caso ainda não tivesse lido o livro. Além disso, esse é o tipo de livro que é difícil de transparecer numa resenha o que você sentiu ao ler. O livro é maravilhoso e se eu tivesse que comentar tudo, viraria um testamento rs.

Eu amei o livro do inicio ao fim, da narrativa, dos personagens, de tudo. Não só recomendo esse livro, mas acho que deveria ser leitura obrigatória. Ah e é melhor deixar um lencinho separado porque é bem provável que lágrimas aparecerão, principalmente se você for como eu, manteiga derretida. Chorei em vários momentos na leitura, nos tristes e alegres. Só o que posso dizer é: leia, leia e leia!

Métrica faz parte de uma trilogia e os livros seguintes, “Point of Retreat” (continuação sob o ponto de vista de Will) e “This Girl” já foram lançados no exterior. Estou muito ansiosa para ler as continuações (apesar de achar que o primeiro livro tem um final sólido) e espero que não demorem muito para serem lançados por aqui. 


Atualizado: Eu havia esquecido de colocar aqui a playlist do livro, que é toda da banda The Avett Brothers (que eu não conhecia, devo admitir) => http://tny.gs/13hNf65


Seguem as capas atuais da série no exterior (a capa americana mudou para esse padrão recentemente). A capa brasileira é a versão da capa do Reino Unido. (foto retirada do blog rock'n' romance) 


Capa da primeira versão do livro no exterior. A autora, que lançou o livro independentemente na época, não tinha muito dinheiro para investir na capa e a criou com o gerador de capas da Amazon. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário