Resenha: A Caçada de Clive Cussler


Título: A Caçada (Isaac Bell #1)
Autor: Clive Cussler
ISBN: 9788581632193
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Número de Páginas: 384

Sinopse: O governo norte-americano contrata a renomada Agência de Detetives Van Dorn e seu agente igualmente renomado, Isaac Bell, para capturar um lendário ladrão de bancos conhecido como Assaltante Açougueiro.
Este assassinara homens, mulheres e crianças, sem deixar nenhuma pista nem testemunhas. O detetive Bell lidera a busca e finalmente descobre a verdadeira identidade do Assaltante Açougueiro. E nesse momento inicia-se a verdadeira caçada.

PS: Essa resenha é da Érica, que no momento não administra mais o blog comigo, mas que estava com algumas resenhas pendentes, e que serão postadas aos poucos. 

Depois de anos e vários assassinatos sem solução, o governo americano contrata a agência de detetives Von Dorn para capturar o Assaltante Açougueiro. Seu principal agente, Isaac Bell é designado para o caso. Logo nos vemos na caçada do título do livro.
- Você tem uma verdadeira caçada nas mãos. Será difícil.
- Eu vou detê-lo - Bell declarou corajosamente. - Tenho que detê-lo ou ele matará outra vez.
O livro começa com um flashback de 1950 quando é achado no fundo do Rio um vagão de trem. Voltando 44 anos, em 1906, onde a trama se desenvolve. A narração em 3° pessoa alterna entre a investigação de Bell e o ponto de vista do Açougueiro. Aqui o objetivo não é fazer o leitor adivinhar quem é o assassino e o por que. Tudo isso é apresentado antes da metade do livro. O objetivo da trama é mostrar o jogo de gato e rato entre Bell e o Açougueiro, quem é o mais esperto, quem consegue se dar bem em determinadas situações.

Eu confesso que não esperava muito do livro, mas me surpreendi, consegui me entreter bastante lendo e no final quando tudo parecia sem fôlego o autor conseguiu reverter a situação com um fato para movimentar tudo de novo. A trama também mostra um pouco dos resultados da corrida do ouro dos EUA, como as cidades do velho oeste foram se modernizando e até um fato que realmente aconteceu naquela época. Vale lembrar que nos anos 1900 não existia CSI, internet e tecnologias que hoje faria o Açougueiro ser descoberto bem rápido.


Capa dos EUA
Eu gostei da capa, tem os principais elementos e personagens presentes na história. É mais bonita que a americana, dá aquele ar de antiga e charmosa.

Recomendo a leitura, mas tem um porém.

O que me incomodou foi a Novo Conceito publicar a série Isaac Bell fora de ordem. A caçada é o 1° livro da série (foi o  3° livro a ser lançado no Brasil). O Espião (1° livro a ser lançado no Brasil) é o 3° da série Isaac Bell. E O Reino (2° livro a ser lançado no Brasil) é o 3° livro de outra série, As Aventuras dos Fargo (que não tem nada a ver com a série Isaac Bell). 

Lindo não? Temos uma salada de séries fora de ordem e misturadas. Isaac Bell tem 7 livros publicados nos EUA e As Aventuras dos Fargo são 5 livros. E a história que livros policiais não precisam de ordem não cola, pois o protagonista Issac Bell é o mesmo e a vida dele pessoal dele evolui, como notei lendo O Espião.

Em breve postarei a resenha de O Espião.


 Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário