Resenha: O Futuro de Nós Dois Autores de Jay Asher e Carolyn Mackler

Livro: O Futuro de Nós Dois
Autores: Jay Asher, Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501097231
Ano: 2013
Páginas: 384

Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...


- Por que alguém iria dizer essas coisas sobre si mesmo na internet? É loucura! [Pág. 39]

Emma e Josh eram melhores amigos desde sempre, só que um acontecimento há alguns meses mudou tudo entre eles, que agora mal se falam. Tudo aconteceu numa ida ao cinema em novembro e Josh acreditou que Emma estava interessada nele mais do que como amigo e interpretou mal as coisas, deixando os dois sem graça e a partir de então eles se afastaram.
[...] Faz seis meses que não entro na casa dela. Antes disso, era como se aqui fosse minha segunda casa. Mas, depois que fomos todos juntos à estreia de Toy Story, entendi mal as coisas e achei que ela queria mais do que amizade. [Pág. 19] 
É 1996 e Emma acaba de ganhar um computador do pai (naquela época eram poucos que tinham computador, muito menos internet) e Josh a dá um CD-ROM da AOL com horas grátis para acessar a internet, já que ele não tem computador. Quando ela está criando uma conta de e-mail, automaticamente cria uma para um site chamado Facebook e o acessa, mas quando começa a fuxicá-lo se assusta. Ela vê um perfil que possui todas as informações que batem com suas preferências e informações pessoais e fotos de uma mulher mais velha muito parecida com ela.
- [...] Eu não sei exatamente o que é, mas parece ser um site interconectado em que as pessoas mostram suas fotos e escrevem sobre tudo o que está acontecendo na vida delas, como, por exemplo, que encontraram um lugar para estacionar ou o que comeram no café da manhã. [Pág. 52] 
Ao ficar intrigada ela resolve chamar Josh para ajudá-la a desvendar o site que parece mostrar sua vida no futuro. Josh de inicio acha que é uma brincadeira de alguém, mas quando Emma acha o perfil dele, ele resolve investigar mais, afinal no futuro ele está casado com a garota popular e gostosa da escola, que no presente nunca falou um “oi” com ele. E Emma está casada com alguém que nunca ouviu falar na vida e acredita ter uma vida muito infeliz no futuro. 

Eles finalmente percebem que o que fazem no presente pode mudar o futuro de suas vidas e terão que aprender a lidar com isso ou tentar mudar os acontecimentos daqui a 15 anos.
[...] A rejeição sempre dói, mas ser rejeitado pela minha melhor amiga foi a pior coisa que podia ter acontecido. [Pág. 45] 
O Futuro de Nós Dois é um livro leve que conta a história de dois adolescentes que descobrem como será sua vida daqui a 15 anos. Além disso, terão que lidar com o clima entre eles que muda o tempo todo, afinal Josh parece ainda sentir algo por ela, mesmo que ela não perceba e Emma pode estar deixando passar uma oportunidade de ser feliz. 

Achei bem interessante o enredo que os autores criaram, porque ainda lembro daquela época de inicio da internet, da época da AOL (era minha provedora de internet na época) e é muito interessante ver a reação dos personagens em relação a rede social Facebook, o estranhamento deles sobre as coisas "inúteis" que postamos hoje em dia o tempo todo e também nos faz refletir sobre essa vida que levamos onde estamos o tempo todo conectados na internet, esquecendo às vezes da vida real.   

A narração é dividida entre capítulos intercalados para Emma e Josh, e eu adoro porque posso ver o ponto de vista de cada um em determinadas cenas. A leitura é rápida, os personagens são bem construídos para o enredo que a autora criou, mas também como a maioria dos personagens dessa idade tem sempre aqueles momentos que dá vontade de sacudir para fazê-los acordar. É uma história de amizade e eu gosto muito quando abordam essa temática de amigos desde a infância/melhores amigos que continuam mantendo contato, porque hoje é dia acho difícil encontrar isso.

Eu estava gostando muito da história, mas quando os capítulos finais foram se aproximando eu percebi que os autores iriam correr com a história e foi o que aconteceu. As coisas começaram a acontecer mais rápido e quando finalmente chega no clímax e no acontecimento que eu estava esperando o livro acaba. Fiquei frustrada com esse final e por isso meu conceito sobre ele caiu um pouco. Os autores poderiam ter desenvolvido um pouco mais a história no final ou pelo menos ter feito um epílogo. 

Lembro-me de ter reclamado quando a capa brasileira foi divulgada, mas pra falar a verdade eu gostei muito dela, tem tudo a ver com a história. Gosto da capa americana azul também.  

Quero agradecer a Galera Record que me enviou o kit lindo do livro <3 








Nenhum comentário:

Postar um comentário