Resenha: Esperando por Você de Susane Colasanti

Título: Esperando por Você
Autora: Susane Colasanti
Editora:Novo Conceito
ISBN: 9788581630472
Ano: 2013
Páginas:336

Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

- Estou cansada de ficar esperando o início de uma vida pra valer. Tipo, quando é que todas as coisas boas vão finalmente começar a acontecer? [Pág. 14]

Marisa é uma adolescente que sofre de distúrbio de ansiedade e passou o último ano com depressão. Agora ela é a esquisita da escola, não tem muitos amigos e quer fazer de tudo pra mudar essas coisas. Ela tem uma paixão por Derek, o cara popular da escola, há muito tempo, só que ele tem namorada. Ela tem uma melhor amiga, Sterling e um amigo desde sempre, Nash, mas que se afastou nos últimos anos e eles quase nem se falam mais.

Começa o segundo ano do ensino médio e muitas coisas estão para mudar. Derek começa a perceber sua existência e Nash parece estar se apaixonando por ela, estragando assim uma amizade que havia começado a se recuperar.
Aquilo que você espera ansiosamente parece uma maravilha quando o imagina do jeito que espera que aconteça. Mas quando a coisa realmente acontece, é uma frustração tremenda. De que adianta ficar imaginando como será sua vida, quando a realidade é sempre uma decepção? [Pág. 181] 
Com o tempo, ela consegue o que quer, namorar com Derek, que foi largado pela namorada. E agora Nash também está namorando e a amizade entre ele e Marisa volta quase ao normal. Aos poucos ela vai percebendo que nem tudo que queremos é o mesmo quando conseguimos. Sua vida familiar passa por uma situação que ela nem sonhava. 

A única coisa que começa a fazer sentido em sua vida é um programa de rádio, onde um anônimo chamado Dirk, fala sobre assuntos com os quais todos do colégio identificam-se, principalmente Marisa.
Acho que a razão por que muitos de nós adorarmos Dirk é que, quando ele fala, é como se estivéssemos desabafando através dele. Como se estivéssemos todos nesse barco, sentindo as mesmas frustações e mágoas. É tão estranho o tanto de confiança que tenho nele para atravessar esse mês geado de fevereiro! E eu nem mesmo sei quem ele é. [Pág. 187] 
Esperando por você nos mostra a vida desses adolescentes, seus anseios, aquela famosa espera por alguém que você possa se apaixonar e viver um grande amor, sua vida familiar, amizades e abordou também a depressão.

O livro é voltado para um público mais jovem. Os personagens passam por típicos problemas da adolescência, portanto acho que para o público alvo, o livro pode ser muito bom. Marisa narra em primeira pessoa e acho que isso contribuiu para que eu não conseguisse conhecer melhor os personagens secundários e, portanto não sentir uma conexão com os mesmos. E achei que iria adorar Nash, mas não consegui conhecer bem o personagem apenas com os diálogos entre ele e Marisa.
O que não estou conseguindo admitir é que estou com medo. Eu reconheço esse sentimento. Na última vez que me senti assim foi um pouquinho antes do maior descontrole emocional que já tive. Na época, não conseguia impedir que a ansiedade e a depressão tomassem conta de mim, me transformando numa pessoa que eu nunca quisera ser. A pessoa que estou me esforçando para nunca voltar a ser. [Pág. 233] 
Consegui me conectar com a história já passando da metade do livro e apenas porque Marisa volta a sofre com o problema de depressão, que ela está lutando para que não volte, mas com sua via desmoronando aos poucos, fica inevitável. O livro não é pesado nesse assunto, e foi com os momentos em que ela passou por essa doença que eu mais gostei do livro, isso porque eu me identifiquei bastante com o que ela passa, seus pensamentos e como a pessoa fica quando está com esse problema.
Sei o que está acontecendo. É uma enxurrada de desespero, que já é bastante familiar para mim, como naqueles pesadelos em que você sabe que vai acabar caindo. E sei também que, por mais que eu tente lutar contra ela, esta espiral que me puxa para baixo já tomou conta de mim. [Pág. 261]
Gostei de a autora ter abordado esse tema em um livro que tem como alvo um público mais jovem, porque muitos adolescentes também sofrem com depressão e muitos acabam seguindo um caminho destrutivo.

Marisa ao mesmo tempo em que é uma personagem inteligente, de vez em quando demora pra perceber o que está debaixo de seu nariz. Sua melhor amiga está sempre atrás de caras mais velhos, o cara de que gosta começa a agir estranho quando finalmente estão namorando e o amigo é o nerd que você nunca achou que poderia gostar, mas que talvez seja o que você sempre esteve esperando aparecer em sua vida. 

A história de modo geral é clichê e pra mim foi previsível, eu já sabia o que tinha acontecido entre os pais de Marisa, quem era Dirk, de quem ela realmente gostava, dentre outras coisas, antes da personagem perceber.

De qualquer forma, gostei do livro e acho que um público mais novo pode adorar a história da adolescência deles. E talvez agrade um público mais velho, como eu, devido aos problemas e situações que alguns deles passam ou até mesmo para recordar os momentos em que passávamos pelas mesmas situações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário