Resenha: O Recruta - Robert Muchamore



Título: O Recruta (Cherub #1)
Autor: Robert Muchamore
Editora: Fundamento
ISBN: 9788576769408
Ano: 2011
Páginas: 296

CHERUB é uma agência de espionagem. Seus agentes têm entre 10 e 17 anos e costumam passar despercebidos no mundo dos adultos, que não veem uma criança ou adolescente como ameaça. Oficialmente, esses agentes não existem. Mesmo para um adolescente, a rotina de James Choke era conturbada até demais - ele nunca procurava confusão, mas estava sempre metido em uma. E as coisas só pioraram quando a mãe do garoto morreu no mesmo dia em que ele foi expulso da escola depois de uma briga com uma colega de classe. James foi mandado para uma instituição para órfãos, onde encontra garotos com histórias ainda piores que as dele e que invariavelmente sairiam dali direto para uma curta e tensa vida de crimes. Quando pensou que nada poderia mudar seu destino, James foi surpreendido com um convite para tornar-se um agente da CHERUB. Ele agarrou a chance e começou um treinamento que testou todos os seus limites físicos e psicológicos. A primeira missão de James foi infiltrar-se em uma comunidade onde um grupo de terroristas poderia estar se escondendo. Mas será que ele estava realmente pronto para agir sem despertar suspeitas? Será que vai suportar a pressão de cumprir uma tarefa tão arriscada? O garoto terá que entender que no jogo de espiões da vida real não existe "continue" ou "restart". E que falhar não é uma opção.


James não tem muita sorte na vida. Aos 11 anos vive com uma mãe alcoólotra, obesa, nunca conheceu seu pai, e seu padastro aparece de vez em quando para roubar o pouco dinheiro que tem. Ele adora sua irmã Lauren, que é bem esperta.
E claro, tudo fica pior com a morte repentina de sua mãe. Lauren é levada por seu padastro e ele fica num orfanato com um monte de garotos delinquentes.

Mas sua sorte muda quando é recrutado secretamente por uma agência de espionagem focana em crianças e adolescentes, a CHERUB (com aquele símbolo ridículo, cupido de capacete com arco e um cinturão de balas, aff). James começa o treinamento duro como um recruta para assim ter uma chance na vida (e não virar bandido o que já estava se formando com louvor).


"-Isso é preguiça James. Você queria ficar o dia todo sentado no quarto, com aquele estúpido Playstation, blip, blip, blip... Você mesmo disse que, do jeito como estava levando a vida, era capaz de acabar na cadeia. se você fica aborrecido na sala de aula, imagine passar 18 horas por dia em uma cela!..." [Página 188]

Não espere nada como o filme Pequenos Espiões. Cherub mostra como a vida pode ser cruel, com um leve toque de 24 Horas (Jack Bauer, YEAH).
Me impressinou bastante algumas passagens do livro, tipo como a da galinha (leiam e vejam se concordam).


Achei bem legal a idéia das camisetas de CHERUB. Cada cor de camiseta representa um nível de acordo com as missões que cada agente recebe. Então cada capa dos livros da série faz refêrencia com isso e a provável dificuldade das missões. A camiseta laranja são para visitantes e os agentes da CHERUB  não podem dirigir a palavra a eles sem permissão. James usou essa camiseta quando foi o teste de admissão.

Se o James vai ter sucesso na
CHERUB só lendo, mas adianto que o garoto vai ter que sofrer pra conseguir.
Com sua narrativa bem realista ele me conquistou. Estou ansiosa pra ler os outros volumes da série (tem 12 livros e meio, incluindo um 9.5 publicado nos EUA).




Beijos Érica

Nenhum comentário:

Postar um comentário