Resenha: Destino - Ally Condie





Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.
Fazia algum tempo que eu ouvia um certo burburinho em torno do livro Matched, porém só quando ele foi publicado no Brasil pela Suma de Letras que eu começei a me empolgar! Impossível resistir a essa capa tão linda, né? Comigo não foi diferente!






Cássia é uma jovem que vive em uma Sociedade em que tudo é controlado pelos funcionários. Eles controlam tudo e todos, e tudo isso para o próprio bem dos cidadãos. Eles decidem qual é a comida mais nutritiva para você, qual é o esporte em que você terá mais sucesso, qual é a sua melhor aptidão profissional, a idade exata em que você viverá de forma saudável, e claro que com o seu par não seria diferente. Ao completar 17 anos, acontece o Banquete do Par, no qual será anunciado em uma tela o parceiro que tem os melhores genes para juntos gerarem os descendentes mais saudáveis.  E é no Banquete do Par que Destino começa. Xander, o melhor amigo de Cássia, aquele rapaz que ela conhece desde criança e por quem sente um grande carinho é escolhido como o seu par ideal e aos 21 anos eles devem se casar. Cássia fica muito feliz por Xander ser o seu par ideal. Ao chegar em casa, ela vê o cartão com as informações de Xander que recebeu no banquete e toma um grande susto, pois não é o rosto de Xander que aparece, mas sim de Ky, um garota que ela também conhece. E é a partir daí que Cássia começa a duvidar das decisões da Sociedade. Será mesmo que Xander é o seu par ideal? Será que a Sociedade cometeu um erro ou será realmente Ky o seu par ideal? 

Destino é ambientado em uma sociedade distópica , onde existe um governo totalitário e um opressivo controle da sociedade. Porém, diferente de Jogos Vorazes, aclamado livro de Suzanne Collins, Destino centra-se muito mais no romance do que na sociedade em si. 

Cássia passa a questionar as decisões da sociedade, após um erro com o microchip de Xander e fica dividida entre dois rapazes. Xander representa a sociedade, a segurança, a perfeição. Ele é um amigo atencioso, e tem um coração enorme! Foi impossível não me apaixonar por ele. Ky é o típico garoto misterioso, super inteligente, mas ao mesmo tempo modesto. Alguém que aprendeu com a vida, amadureceu e consegue enxergar além do que se vê.
Cássia pouco a pouco vai se dando conta de que vive dentro de uma bolha (a sociedade). Pouco a pouco vai se questionando e fazendo as suas próprias escolhas,  apesar dos funcionários a fazerem acreditar que ela não tem escolha, que eles têm tudo sob controle.

Na maior parte do livro, acompanhamos o dia a dia de Cássia e devo confessar que achei um pouco monótono, lento, sem grandes acontecimentos e repetitivo. Porém valeu a pena conhecer a sociedade. Para vocês terem noção, há apenas cem poemas, cem obras de arte, cem canções e 100 fatos históricos! Acho que eu enlouqueceria só de pensar em viver numa sociedade assim, pois não me contentaria com apenas 100 poemas para ler! ^^

A narrativa da Ally é ótima e fluí com grande facilidade. É um livro que a gente lê super rápido! O final é excelente e deixa um gancho maravilhoso para o segundo livro!
Confesso que eu esperava um pouco mais de Destino, principalmente mais ação! O livro é ótimo, tem uma leitura gostosa, os personagens são cativantes e a capa é muuuuito linda, mas a história é um pouco lenta, centrando-se mais no dia a dia de Cassia. 
Espero que esse probleminha seja resolvido em Crossed, o próximo livro da série! :D

E você, conseguiria escolher entre a perfeição e a paixão? :)




Leia Destino e conheça mais essa história!!!
Beijinhos =**

10 comentários:

  1. Esse livro parece ser ótimo!

    Bjinhos!

    @BempraMente
    @swannx
    Swan *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu mal espero pra ler Destino! Não me imagino tb vivendo numa sociedade que tudo fosse escolhido por outros, que é isso? Já pensou, alguém escolher pra voce, o que vestir, comer, usar, namorado...não me imagino mesmo! O livro parece muito bom e eu adorei a resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa linda e a história diferente.Apesar de que em alguns lugares as pessoas tb não tem o direito de escolha, as vezes nem de manisfestar suas ideias, mas já estamos livres do lado de cá, aproveitemos né??Bjkaaasssssss.Louca para ler...

    ResponderExcluir
  4. Heey meninas! Ahhh, estou louca pra ler Destino, acho essa capa maravilhosa! *-*
    E a história parece ser muito muito fofa <3
    ahh, e realmente, o negocio do 100 é tenso haha XD
    Ótima resenha! :D
    Beijoca!

    www.estantechick.comeze.com

    ResponderExcluir
  5. Que legal, também estou lendo esse livro agora \o/
    Ainda não se se to gostando, achei o inicio meio chato, meio poético, mas como todos amaram esse livro dei uma oportunidade. Mas as vezes minhas opiniões divergem dos outros, então vamos ver se vou gostar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Rê, achei seu blog por acaso, e adorei! Estava louca atrás de uma resenha de O Rei de Ferro.
    Já estou seguindo. Beijos.

    http://conjuntodaobra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie =)
    O que me encantou neste livro, além da capa claro que eu achei super linda, foi a estória ser um tão diferente, no meio de tantos criaturas sobrenaturais não tem como deixar passar esse livro despercebido. rsrs
    O que em muitos livros não acontece, é a capa do livro logo ser tão identificado com o livro, eu pelo menos nunca vejo livros que apresentam isso, ou confesso que é um tão difícil isso acontecer.
    Só em ter um sistema que te domina, diz o que você deve fazer, comer, só não controla teus pensamentos, (ou controla?) as pessoas devem se sentir prisioneiras, mas até então é possível conviver com isso, já que tudo "já está escrito", você se conforme e tenta viver da melhor maneira possível. Mas e quando tudo muda de repente? Isso é intrigante, e foi exatamente para saber o que acontece, o que a personagem principal começa a pensar e de que maneira começa a agira, que fiquei muito curiosa para saber mais sobre o livro.
    Bela resenha! =D O livro é claro que já está na minha lista de livros pra ler, e acho que não irei me decepcionar com ele. rsrs
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Acho que Destino é tão "lento" porque a Cassia ainda está despertando, saindo daquela coisa mecanica que era a vida dela e aprendendo todos os outros tons do mundo além do preto e do branco, acho que Crossed vai surpreender em termos de ação. ;)

    ResponderExcluir
  9. Olá adorei a resenha de destino

    Tenho um Blog literário e gostaria de saber sua opinião a respeito dele

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Não achei o 1 td isso, mas deu um gancho interessante p/ o livro 2... Esperando p/ ver o q acontece...rs

    Andy_Mon Petit Poison
    www.monpetitpoison.com

    ResponderExcluir